A prefeitura de Rondonópolis quer regularizar a documentação dos munícipes em mais de 50 bairros da cidade. Com a regularização, o cidadão pode fazer a escritura de seu imóvel, e também vai favorecer em o bairro receber infraestruturas de lazer, esportes, saúde e educação.
O pleno exercício da moradia significa, entre outras ações, conferir o título do imóvel ao residente, estabelecendo políticas sociais que garantam sua permanência na área regularizada, com acesso à infraestrutura, equipamentos e serviços públicos, e é nesse sentido que a Prefeitura de Rondonópolis tem trabalho arduamente em benefício do cidadão.
Segundo a secretária-adjunta da Pasta, Maria Perpétua Stefanini, os trabalhos de regularização têm sido realizados em parceria com o Governo do Estado, e após um entrave, o aval do governador chegou e os serviços foram intensificados em mais de 50 bairros.
“A pedido do prefeito Percival Muniz realizamos um levantamento em várias regiões da cidade, em parceria com os presidentes de bairros, estamos incentivando os moradores a buscarem a regularização. Nós que ficamos durante o dia realizando vistorias, sentimos a necessidade da população de ser, de fato, proprietária do seu imóvel, para poder aumentar a residência, ampliar a renda familiar, e hoje eles não podem, devido à falta de documentação”, explica.
E os resultados já vem aparecendo pelas ruas, a moradora do bairro Padre Lothar, Laudinelia Vieira Batista Matos, que trabalha com venda de roupas, destaca a importância de se regularizar, e poder enfim, ser dona da sua casa.
“Eu preciso desse documento para enfim ser dona da minha casa. A regularização servirá tanto para o meu crescimento pessoal como profissional, pois sem a regularização, não consigo sequer um empréstimo junto ao Banco, para alavancar meu negócio. Anteriormente andávamos a passos de tartaruga, e hoje temos infraestrutura completa no bairro, com asfalto, linha de ônibus e calçadas. Essa preocupação do prefeito Percival Muniz é muito importante, pois quando viemos pra cá, morávamos no meio do nada e atualmente estamos no centro de tudo, nos sentindo realmente atendidos”, comemora.