Estão abertas, a partir de hoje (18/01), as inscrições de produtores e técnicos ligados ao setor agropecuário para as capacitações do projeto ABC Cerrado. Os cursos são gratuitos e o participante poderá escolher uma das quatro tecnologias sustentáveis de produção para ser capacitado: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto e florestas plantadas.
“A Capacitação é a porta de entrada dos produtores rurais no Projeto. O ABC Cerrado, fornece ainda de forma gratuita ao produtor, assistência técnica e gerencial, mas para poder contar com essa consultoria ele precisa fazer uma das quatro capacitações”, esclarece o coordenador técnico do Projeto ABC Cerrado, Mateus Tavares.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do preenchimento de uma ficha disponível no endereço http://bit.ly/1QiXIaB. Os treinamentos têm carga horária de 56 horas, divididos em quatro encontros. As vagas são limitadas e a previsão é que as capacitações, que serão ministradas por instrutores capacitados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), comecem em fevereiro.
Segundo Mateus Tavares, em todas as capacitações, independente da tecnologia, o gerenciamento da propriedade será um conteúdo obrigatório. A expectativa é que até o final do primeiro semestre de 2016 sejam atendidos, aproximadamente, 4.200 produtores e técnicos.
“O SENAR enxerga que este tema é cada vez mais importante. É um dos principais fatores para a redução de custos e aumento da produção, além de ajudar o produtor a organizar a sua propriedade economicamente”, explica.
Projeto ABC Cerrado
Ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto ABC Cerrado difunde e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade para impulsionar produtividade e renda, mantendo o meio ambiente preservado. O SENAR é responsável pela formação profissional dos produtores nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial de propriedades rurais, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) – administrados pelo Banco Mundial, que doou US$ 10,6 milhões para a execução do projeto.
O ABC Cerrado atende oito Estados do Bioma Cerrado (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal), num período de três anos, com a promoção de quatro processos tecnológicos: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto e florestas plantadas. Ao todo, 12 mil produtores rurais vão receber capacitação e, desse total, 1.600 propriedades – nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul – receberão, também, assistência técnica.