A cuiabana Tricia Marcela Guerra, especialista em fisioterapia geriátrica, é também pesquisadora e ganhou destaque na saúde preventiva ao desenvolver um Protocolo que integra reabilitação motora e estimulação cognitiva em idosos. O objetivo principal do Fall Prevention Neuro-Mobility Program (FPNP) é melhorar o controle postural e a estabilidade, abordando a prevenção antes que ocorram as quedas. O método está publicado em artigos científicos e também registrado em livros de autoria da fisioterapeuta.
A iniciativa do FPNP surgiu do interesse da pesquisadora em otimizar a qualidade de vida e a autonomia da população idosa. “Meu objetivo é contribuir com pacientes geriátricos e participar da discussão o global sobre os cuidados com esse público”, afirmou Tricia. Ela ressaltou a importância da aplicação de novos conhecimentos em técnicas, com ênfase na prevenção. “Com o avanço constante das técnicas relacionadas à fisioterapia, pesquisar o tema, tendo como base novas descobertas, faz toda a diferença na hora de aplicar esse conhecimento e ter resultado nas abordagens com os pacientes”, disse.
O trabalho de pesquisa desenvolvido pela cuiabana está registrado em dois livros: “Prevenção de Quedas em Idosos: Abordagens Fisioterapêuticas e Estratégias de Intervenção” e “Guia Completo de Segurança para Idosos”. O protocolo FPNP representa uma nova abordagem para a prevenção de quedas em idosos, combinando exercícios motores com atividades cognitivas. A expectativa é que a iniciativa contribua para a segurança e a independência da população idosa em Mato Grosso e em parcerias com pesquisas realizadas em outros países.
Contribuição para a Saúde e Bem Estar nos Idosos: Trabalho Reconhecido
Em 2018, nasceu em Várzea Grande a El Shaday Clínica de Fisioterapia. Sob a liderança de Trícia, a clínica recebeu selos de Qualidade e Excelência em Atendimento, Moções de Aplauso da Câmara Municipal e homenagens de institutos de pesquisa e profissionais de saúde em Mato Grosso. Ela também foi agraciada com o Título Sarita Baracat pela Câmara Municipal de Várzea Grande, em reconhecimento à sua atuação clínica, social e comunitária. “A motivação em aprofundar a minha pesquisa na melhora da qualidade de vida do público idoso vem do resultado que isso proporciona a cada paciente. Ver que um tratamento adequado, com uma abordagem humanizada e seguindo as técnicas que, de fato, proporcionam um resultado de melhora, pra mim, é a melhor recompensa”, disse a fisioterapeuta.
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo