Todos querem ter R$ 1 milhão na conta e isso é possível com planejamento e persistência. O Executivo Aldo Pessagno, diretor da Manhattan Investimentos dá algumas dicas para você alcançar esse objetivo em 20 anos:
Estimando um retorno real de cerca de 0,3% ao mês para a carteira, o assessor de investimentos chega a conta de que para conseguir a quantia em duas décadas, seria necessário investir R$ 2.850 todo mês. Essa estimativa de rentabilidade já leva em conta a inflação e também a tributação sobre as aplicações financeiras.
E onde investir esse dinheiro? Com a atual rentabilidade dos investimentos de renda fixa, é importante manter boa parte do capital atrelada a essa modalidade, em especial com a taxa básica de juros nos altos patamares atuais.
Um plano sugerido por Aldo seria o investimento de cerca de 70% do portfólio em renda fixa, sendo 50% em pós-fixados, 10% em prefixados e 10% em títulos atrelados à inflação. Os outros 30% seriam divididos em 20% em fundos multimercados e 10% em ações. No entanto, o investidor deve procurar sempre uma assessoria profissional para saber seu risco, seus objetivos e assim concluir a melhor opção para investir.
"Vale lembrar que podemos estar próximos de uma mudança na tributação de alguns produtos financeiros, ou seja, se isso de fato ocorrer, o plano teria que ser revisto também", relata o assessor de investimentos.