O Sistema OCB/MT lança o Radar de Oportunidades do Cooperativismo, que tem como objetivo monitorar as tendências de investimentos de mercado para os todos os segmentos do cooperativismo em Mato Grosso. A ferramenta vai mapear as oportunidades de investimentos e fornecer subsídio para embasar decisões empresariais assertivas, visando direcionar o fluxo de investimentos para pesquisas e produtos que estejam de acordo com as tendências de mercado.
No primeiro levantamento do Radar foram detectadas 16 oportunidades, sendo que três oportunidades tiveram nota com potencial para elaboração de estudo técnico. Entre as oportunidades estão a energia fotovoltaica nas cooperativas, para as cooperativas de crédito, investimento na capacidade produtiva de farelo e óleo de soja, para as cooperativas agropecuárias e a modernização tecnológica nos garimpos, para as cooperativas do ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços.
“O relatório do Radar de Oportunidades do Cooperativismo é um material que vem para auxiliar no direcionamento de novos produtos e serviços das cooperativas de Mato Grosso. O relatório vai apresentar suas análises regionais e a expectativa da OCB/MT é direcionar de uma maneira mais precisa as particularidades regionais do Estado, aliado as tendências de mercado, os novos investimentos nas cooperativas. Com esses dados a OCB/MT vai dar direcionamentos de estudos técnicos mais precisos visando o fomento de novos negócios do setor em Mato Grosso“, avalia Tainá Heinzmann coordenadora da área técnica da OCB/MT.
Leia também: Moody’s atribui nota positiva à Unicred Mato Grosso
A partir das oportunidades mapeadas e calculadas como oportunas, será quantificada como demanda em potencial para a equipe técnica da OCB/MT realizar análises através de estudos técnicos de maneira mais aprofundada. As oportunidades serão analisadas de forma regional, considerando a aptidão socioeconômica das sete macrorregiões de Mato Grosso.
O monitoramento será calculado pelo Índice de Oportunidade do Cooperativismo (IOC) intuito de avaliar se a oportunidade é passível de um estudo técnico mais profundo pela equipe da OCB/MT. Cada indicador analisado será chamado de KPI e receberá uma nota de 0 a 4 por região de MT, sendo: 0= Inoportuno, 1=pouco provável, 2=neutra, 3=favorável e 4=muito favorável.
Serão levantadas as tendências de oportunidades de investimento junto ao mercado de todos os sete ramos do cooperativismo. A atualização do Radar de Oportunidades é semestral, sendo divulgado em novembro e em maio. As oportunidades identificadas serão acumuladas por um semestre, totalizando as oportunidades do ano vigente levantadas. Desta forma, ao iniciar um novo ano será iniciado outro ciclo de levantamentos e cálculos de oportunidades por ramo.
Leia mais: OCB/MT lança índice de confiança das cooperativas de Mato Grosso