Na medida em que cresce o volume de vendas de carros efetuado sob as regras do novo programa do governo federal, aumenta também a média de descontos oferecidos pelas marcas. Essa é a principal constatação do acompanhamento semanal feito pelo Instituto AAV com base nas notas fiscais emitidas em transações de compra e venda de veículos.
O estudo, que na primeira versão, levou em conta as negociações realizadas entre os dias 5 e 13 de junho, agora avaliou as transações registradas num intervalo entre os dias 5 e 21 de junho. O resultado foi um aumento significativo nos descontos praticados nesta semana em relação ao período anterior.
O Renault Kwid, por exemplo, que havia sido o campeão dos descontos na semana de estreia do estudo, com uma redução de R$ 8.350,00, se manteve nesta condição, mas ampliou a diminuição do seu preço de venda para R$ 10.238,00. Já o Caoa Cherry Tiggo 7, que havia ficado na segunda colocação, na primeira semana com uma retirada de R$ 7.495,00 de seu preço de venda, manteve este mesmo patamar de desconto na segunda abordagem e foi ultrapassado pelo Peugeot News 208, que teve uma média de descontos de R$ 8.706,00, saindo da décima para a segunda colocação.
Além disso, alguns veículos que figuram entre os 10 primeiros descontas no levantamento inicial não figuram mais na listagem. São eles: Fiat Strada, Fiat Pulse. Já o Fiat Cronos e o Hyundai HB 20 passaram a integrar o top 10 de descontos.
“Conforme nossa previsão, à medida que os estoques de vendas aumentam, as médias de descontos também tendem a crescer e se aproximar dos valores pretendidos pelas marcas e pelo próprio governo federal. Acreditamos que o ritmo de crescimento dependerá da estratégia escolhida por cada marca”, afirma o presidente do Instituto AAV, J. R. Caporal.
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Para a realização de seus estudos, o Instituto AAV aplica intensamente a Inteligência Artificial para extrair, avaliar e gerar insights relevantes de negócios junto à infraestrutura da plataforma AutoAvaliar, que está diretamente conectada e realizando negócios diariamente junto a mais de 4.200 concessionárias e 40 mil lojistas cadastrados.
Um em cada quatro carros usados vendidos no Brasil passa pelos sistemas da empresa e, neste processo, ela é responsável pela avaliação de um carro a cada 30 segundos. Dos 10 maiores fabricantes de veículos do país, oito trabalham com a AutoAvaliar. Além disso, das 12 principais locadoras, 10 são clientes da organização que se consolidou como o maior portal de repasse de carros da América Latina, com uma média de dois milhões de avaliações por ano e 180 mil transações entre revendedores, resultando em uma movimentação superior a R$ 6,5 bilhões.
“Toda essa movimentação nos permite saber exatamente o que acontece a cada dia em mais de 60% do mercado automotivo brasileiro, sem a necessidade de fazer pesquisas adicionais. São dados reais de transações que estão ocorrendo de verdade a cada minuto”, explica Caporal que também preside a plataforma AutoAvaliar.