Segundo apurado pelo MT Econômico um levantamento feito pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, houve um aumento de 105% na demanda por serviços no Mato Grosso em novembro, em comparação com mesmo período do ano anterior.
A demanda por serviços de reformas – como pedreiro, carreto e eletricista – aumentou 120% em novembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Com tal crescimento, essa é a categoria mais demandada da região. Em segundo lugar há a procura por profissionais de assistência técnica, que teve um acréscimo de 50% em novembro em comparação com o mesmo mês em 2019 e traz destaque para pedidos de consertos de eletrodomésticos e eletrônicos em geral.
Pesquisa
A pesquisa, baseada nos mais de 500 tipos de serviços que são oferecidos no app pelos mais de 1,7 milhão de profissionais cadastrados, identifica as necessidades do consumidor mato-grossense durante a pandemia que passou a ser mais digitalizado e a buscar serviços online.
Segundo Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas, "a pandemia do novo coronavírus acelerou o processo de digitalização do mercado de serviços. Atualmente, de forma segura e prática, os consumidores mato-grossenses têm online opções de serviços, assim como eles já têm para entrega de comida e de produtos, por exemplo". Para o empreendedor, ao passarem mais tempo em casa, sem a correria do dia a dia, as pessoas começaram a usar mais os eletrodomésticos e veem melhorias que podem ser feitas em casa.
O levantamento identificou, ainda, que em toda a região Centro-Oeste do país o aumento na demanda foi de 68% em novembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No total, foram mais de 70 mil solicitações feitas no aplicativo durante os últimos três meses. Em um comportamento semelhante à demanda mato-grossense, a categoria mais procurada na região Centro-Oeste foi a de "Reformas e Reparos".
Leia mais: Com fim de ano se aproximando, pesquisa mostra otimismo dos empresários de Cuiabá