A Prefeitura de Rondonópolis em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase realiza mutirões de exames e pit stop informativos sobre a doença.
A enfermeira-chefe do PSF Vila Olinda, Edilaine Guerra, diz que a ação faz parte da programação do Dia Mundial do Hanseniano e tem o objetivo ampliar o conhecimento da população sobre a doença, destacar a importância do diagnóstico precoce e tratamento oportuno, além de reduzir o preconceito.
“Nosso primeiro paciente do dia, foi um senhor que veio até o PSF, buscar medicação de outra doença, e acabou participando da palestra sobre hanseníase que realizamos. Ao ouvir sobre os sintomas nos mostrou algumas manchas, e após avaliação da médica, foi diagnosticada a doença. Essas situações servem como alerta para as pessoas para que nos procurem, que não tenham preguiça ou medo, pois a hanseníase tem cura”, explica.
O enfermeiro responsável pelo Programa de Combate à Hanseníase no Município, Lourenço Neto, orienta a população para ficar atenta aos sintomas da hanseníase. Ele explica que a doença se manifesta por áreas ou manchas dormentes ou com alterações de sensibilidade. Os moradores com estes sintomas devem comparecer ao mutirão de exames ou em qualquer unidade de saúde mais próxima de casa. O tratamento para os casos identificados é oferecido de graça pela Secretaria de Saúde do Município.
Lourenço comemora o fato de que na gestão do prefeito Percival Muniz os profissionais têm encontrado maior facilidade para trabalhar no combate à hanseníase. “Temos desenvolvido vários projetos e parcerias no sentido de formar pessoas capacitadas para tratarem desse problema. Acredito que estamos no caminho certo”, disse.
As ações continuam na tarde de hoje com um Pit Stop na Rua Rosa Bororo com a Avenida Tiradentes, das 16 às 18 horas. E amanhã (29) com um mutirão no Centro de Saúde do Bairro Nossa Senhora do Amparo.