A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) está realizando desde janeiro deste ano, diversos workshops e capacitações do Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono).
O Plano ABC é uma política pública que apresenta o detalhamento das ações de mitigação e adaptação às mudanças do clima para o setor agropecuário. O plano tem como meta reduzir as emissões de gases do efeito estufa no meio ambiente. São sete programas incluídos, que compreendem as tecnologias Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs), Sistema Plantio Direto (SPD), Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN), Florestas Plantadas, Tratamento de Dejetos Animais e Adaptação às Mudanças Climáticas.
O objetivo dos workshops e da capacitação é levar informações aos interessados (produtores rurais, projetistas e técnicos) sobre como funciona o programa, como é possível acessar o crédito e para quais finalidades, além de orientar sobre a elaboração do projeto técnico necessário para dar entrada ao pedido de financiamento na linha de crédito do Plano ABC.
De acordo com o secretário adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon, a procura para participar dos eventos mostra o interesse dos produtores e técnicos sobre o assunto. “O interesse é grande por informação e neste ponto estamos alcançando o objetivo de levar esta orientação a todas as regiões de Mato Grosso”.
“Essas capacitações com parcerias expressivas são iniciativas para levar informação e a forma de acessar a linha de crédito do Plano ABC aos produtores por meio de técnicos multiplicadores”, destaca o secretário de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Suelme Fernandes.
Até agora já foram realizadas rodadas nas regiões Sul e Leste de Mato Grosso. A próxima rodada será na região Norte do Estado, a partir do dia 9 de março e passará pelos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Alta Floresta, com workshops, e Sinop, com capacitação. As informações sobre locais, horários e as inscrições para a capacitação serão divulgadas em breve.
A Sedec conta com a parceria da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Famato, Senar, Acrimat, Acrismat, Aprosoja, Banco do Brasil, Arefloresta, Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa) e da Embrapa Agrossilvipastoril.
Até o momento, foram capacitadas entre os meses de janeiro e fevereiro, cerca de 400 pessoas, entre produtores rurais, projetistas e técnicos das regiões Sul e Leste de Mato Grosso.
PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS ENCONTROS
Região Norte
Workshop
– Lucas do Rio Verde: 09/03
– Sorriso: 10/02
– Alta Floresta: 11/03
Capacitação
– Sinop: 16 e 17/03