A Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD) e o Sindicato do Comércio Atacadista Distribuidor de Mato Grosso (Sincad-MT) estão realizando o evento “Tira Teima da Reforma Tributária”, voltado à discussão dos principais pontos da nova legislação fiscal. O encontro até hoje (13), ocorre na sede das entidades, em Várzea Grande.
O evento gratuito disponibiliza 60 vagas para cada dia, com turmas diferentes, com adesão maciça dos associados. A programação, das 14h às 16h30, reúne especialistas da TOTVS, advogados tributaristas e consultores contábeis com o objetivo de orientar o setor sobre as mudanças que passam a valer a partir de 2026.
O advogado tributarista José Lombardi, mediador do encontro, explica que o evento foi estruturado em três pilares: legislação, contabilidade e tecnologia. “Estamos discutindo a legislação da reforma tributária, o efeito dessa reforma na parte contábil e a integração tecnológica necessária para o novo sistema. Reunimos aqui uma difusão prática da legislação voltada ao comércio atacadista e varejista, aliada à aplicação contábil e à adequação dos documentos fiscais ao novo modelo tributário”, afirma.
O vice-presidente da AMAD e vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli, ressaltou a relevância da iniciativa durante a abertura. “A reforma tributária nos assusta, pois será uma mudança total no sistema brasileiro. Por isso, é essencial que entidades como a AMAD e o Sincad realizem esses eventos para conscientizar e treinar empresários e contadores, minimizando prejuízos e retrabalhos. Parabenizo as entidades por essa contribuição ao setor”, afirmou.
Para o presidente do Sincad-MT, Oscar Prado Filho, compreender os impactos da reforma tributária é essencial para o dia a dia das empresas. “A AMAD e o Sincad trazem aos associados um dos temas de maior importância e preocupação dos empresários em todo o Brasil. Queremos oferecer conhecimento e ferramentas para que as empresas, que serão impactadas em 2026, possam se preparar e se adaptar. Faz parte do nosso papel capacitar o setor, e ficamos felizes em oferecer essa oportunidade”.
Segundo o diretor-executivo da AMAD e do Sincad-MT, Marcos Taveira, o foco é esclarecer dúvidas práticas. “Esse evento visa tirar as dúvidas dos empresários, tanto atacadistas quanto varejistas, contabilistas e demais pessoas, para que tenham noção do que precisam fazer para começar bem com a reforma tributária em janeiro de 2026”, pontuou.
FATO RELEVANTE – O advogado tributarista Eduardo Berbigier classificou a reforma como o maior fato relevante para o Brasil desde a Constituição de 1988. Ele esclarece que o país passará por uma mudança total no sistema tributário, sendo que instituições como a AMAD e o Sincad tomam a iniciativa de trazer informações aos gestores, contadores e advogados das empresas associadas. “O objetivo é entender o que irá mudar, como se adaptar e quais serão os impactos práticos no dia a dia dos negócios”, salienta.
Conforme o gerente de produtos da TOTVS para Varejo e Distribuição, Fernando Machado, a empresa tem se preparado há dois anos para o novo cenário fiscal. “Nesse evento, conseguimos apresentar de forma dinâmica o que será aplicado, como irá funcionar e o que já está disponível aos nossos clientes. A TOTVS tem promovido encontros como esse em todo o Brasil, mostrando os próximos passos da reforma, que começa a valer em 2026”.
O consultor contábil Vinícius Braga destacou que esse momento é muito importante para a revisão de preços, fornecedores, tecnologia empregada e os softwares, se estão atendendo a expectativa das mudanças tributárias. “O principal impacto com certeza está na formação do preço, porque a metodologia é diferente. Antes o imposto era por dentro, agora é por fora. Então, isso vai impactar a questão do fluxo de caixa dos clientes”, concluiu.
