O volume de serviços prestados em Mato Grosso abriu o ano com alta de 11,2% na comparação entre janeiro de 2024 ante igual mês de 2023. Com esse percentual, o estado manteve seu desempenho com saldo de destaque no país e mais uma vez, superou a média nacional em 8,8%.
Apesar do resultado positivo, os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE, revelam que na comparação mensal ante dezembro de 2023, por exemplo, o setor registrou queda de 8,8%, se tornando a terceira retração seguida na análise mensal: novembro/23 (-0,2%), dezembro/23 (-2,9%) e janeiro/24 (-8,8%).
No Centro-Oeste, o melhor resultado do período veio do Distrito Industrial, alta anual de 15,1%, seguido por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, 5,9% e Goiás com 3,2%.
Conforme o IBGE, no país, janeiro registrou volume de serviços prestados no país cresceu 0,7% frente a dezembro. É o terceiro resultado positivo consecutivo do indicador, acumulando um ganho de 1,9%. Quatro das cinco atividades pesquisadas ficaram no campo positivo: informação e comunicação (1,5%), setor com maior impacto sobre o resultado geral; serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%) e transportes (0,7%). Os outros serviços (0,2%) mostraram uma ligeira variação positiva e os serviços prestados às famílias (-2,7%) assinalaram queda.
Dessa forma, o setor de serviços se encontra 13,5% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 0,7% abaixo de dezembro de 2022 (ponto mais alto da série histórica).
Este é o quarto resultado positivo seguido para o setor de informação e comunicação (1,5%), que acumulou no período um ganho de 3,8%. “O principal impacto positivo ficou com a parte de serviços audiovisuais (27,6%), impulsionado pelo crescimento da receita das empresas que atuam com exibição cinematográfica, programadoras de conteúdo para TV fechada e plataformas de streamings. “Com o período de férias, as salas de cinema acabaram recebendo mais público e aumentando o faturamento das empresas desse segmento. Ainda dentro do setor de informação e comunicação, destaco o aumento da receita das empresas que trabalham com edição integrada à impressão de livros, em função da produção de material didático direcionado às escolas. E, por último, os serviços de tecnologia da informação (3,8%) também contribuíram com o bom desempenho do setor neste mês, explicou Rodrigo Lobo, gerente da PMS.
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Em janeiro de 2024, o índice de atividades turísticas caiu 0,8% frente ao mês imediatamente anterior, após ter mostrado expansão de 2,6% em dezembro. Com isso, o segmento de turismo se encontra 3,5% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 4,3% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.
Apenas quatro dos 12 locais pesquisados acompanharam este movimento de retração verificado na atividade turística nacional (-0,8%). As influências negativas mais relevantes ficaram com Rio de Janeiro (-5,7%) e Rio Grande do Sul (-6,2%). Em sentido oposto, Ceará (11,9%), Bahia (2,7%), São Paulo (0,3%) e Minas Gerais (1,1%) assinalaram os principais avanços em termos regionais.
Na comparação com janeiro de 2023, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil apresentou expansão de 0,5%, 34ª taxa positiva seguida, sendo impulsionado, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de restaurantes, serviços de buffets, locação de automóveis, espetáculos teatrais e musicais e agências de viagens.