O Fórum Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), que neste ano será realizado no dia 6 de junho (segunda-feira), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, entre às 8h até às 17h, traz uma programação com diversos eventos que ocorrerão de forma simultânea, com palestras, fóruns, mesas redondas, encontros e audiência pública. O evento é realizado pelo Sistema Fecomércio/MT, por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), em parceria com a Associação da Região Turística Metropolitana Cuiabá Várzea Grande (Astur/MT) e a Associação Mato-grossense de inclusão Sociocultural (Amiscim).
O presidente do Sistema Fecomércio/MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou a extensa agenda do evento, que neste ano ocorre em formato de fórum e em um único dia. “São programações diversas que conseguirão atingir os públicos diretamente ligados ao turismo, fortalecendo o setor com ações que irão contribuir para alavancar o turismo em nosso Estado de forma nacional e internacional”.
Durante o evento, também será realizada audiência pública sobre políticas e estratégias para o desenvolvimento sustentável do Pantanal, que contará com a participação da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), da Subcomissão Permanente de Proteção ao Pantanal do Senado Federal, de representantes dos governos dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e das embaixadas da Bolívia e Paraguai, entre outros.
Além disso, haverá a realização de encontro com gestores de turismo, que irão envolver secretários municipais da pasta e interlocutores do setor, inclusive, da Secretaria Adjunta de Turismo da Sedec/MT. Um fórum empresarial de turismo discutirá, ainda, programas de capacitação e treinamento na região turística metropolitana Cuiabá e Várzea Grande.
Leia também: Retomada movimenta turismo mato-grossense e novas vagas de trabalho são geradas
Para a presidente do Cetur/MT, Alcimar Moretti, a realização do FIT Pantanal, por meio do Conselho que representa o trade turístico no Estado, visa fortalecer a retomada das atividades no Estado pós-pandemia de Covid-19. “O Cetur/MT tem conseguido reunir as empresas ligadas ao turismo e, com isso, realizar as ações voltadas para o desenvolvimento do setor, sendo uma entidade vista e ouvida pelo poder público no Estado”, afirmou Alcimar Moretti.
‘Leia mais: ‘FIT Pantanal 2022’ é oficialmente lançada, em Cuiabá