Nos dias 24 e 28 de outubro acontecem em Cuiabá na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) o X Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais . Esse ano o tema é a “assistência técnica em sistemas agroflorestais”.
O evento é realizado por meio das Secretarias de Estado de Agricultura familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) e de Meio Ambiente (Sema) de Mato Grosso e parceiros.
Esta será a 10º edição do evento, que pela primeira vez ocorrerá em Cuiabá e terá o tema "Sistemas Agroflorestais (SAF): aprendizados, desafios e perspectivas". Na programação estão previstas apresentações de trabalhos, palestras, minicursos e mesas-redondas sobre a temática.
A mesa-redonda sobre Ater em sistemas agroflorestais, ocorrerá no 2º dia do evento (25) a partir das 14h com os seguintes debatedores: Antonio Machiori (CATI) com a pauta Ecoagriculturas e a Dialética da Biodiversidade", Michinori Konagano – CAMTA , falando sobre o "Projeto Socioambiental no Sistema Agroflorestal de Tomé-Açu, Pará – SAFTA" e o representante da Cooperafloresta, coordenador Dra. Marilene de Moura Alves (Empaer, MT).
“Este congresso chega pela primeira vez em Cuiabá para discutir importantes políticas públicas para a produtividade nos sistemas agroflorestais, bastante encontrado no noroeste e norte de Mato Grosso”, comentou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes.
A empresa pública responsável pela assistência técnica em Mato Grosso é a Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural). Vinculada a Seaf, a Empaer possui atualmente 270 técnicos atuam na área finalística, 123 escritórios abertos em Mato Grosso (mais de 90% dos municípios), atendendo em 2015 mais de 33 mil famílias em todo o Estado.
O principal objetivo do congresso é difundir tecnologias e modelos promissores de SAF, ampliando a visibilidade de adoção e expansão desses sistemas para o desenvolvimento do meio rural e urbano brasileiro local, regional e nacional. Outro objetivo é possibilitar a troca de experiências entre produtores, técnicos participantes do evento e instituições que trabalham no campo com este sistema produtivo.
Maiores informações
Informes gerais e formulário de inscrição podem ser encontradas no site www.cbsaf.com.br Há ainda a possibilidade de inscrição de grupos de estudantes e agricultores. Nesses casos, a partir de cinco pessoas já há um desconto no valor individual. Dependendo do número de inscritos, a redução no preço varia de 15% a 50%.
O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF), sob organização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, UFMT, Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Seaf e Sema, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e ONG Grupo Semente.