Nesta quarta-feira (22), no auditório do Buffet Leila Malouf em Cuiabá/MT, a Consultoria e Editora Ponto de Referência trouxe as tendências mundiais do varejo, após a empresa participar de um dos mais importantes eventos do setor realizado em Nova York no mês de janeiro. A feira NRF Big Show é promovida anualmente pela Nacional Retail Federation (Federação Nacional dos Estados Unidos) e neste ano, reuniu 35 mil participantes de 94 países. A maior delegação estrangeira foi a do Brasil, com 1.306 participantes.
Entre as principais tendências apresentadas ainda permanecem algumas que nunca vão sair de moda, como a necessidade de valorização do vendedor, investimento em treinamento contínuo, além da importância de surpreender cada vez mais no ponto de venda, que hoje é chamado de ponto de compra e de geração de experiência.
As empresas precisam se adaptar aos novos clientes, cada vez mais informados e exigentes. Com a tecnologia e acesso global às informações, o consumidor está sabendo mais do que o próprio vendedor e quando chega a uma loja para comprar, não basta somente argumentar sobre as tradicionais técnicas de vendas baseadas nas características, valores e benefícios. É preciso gerar uma experiência e engajamento no ponto de compra. “Hoje uma infinidade de marcas oferecem praticamente o mesmo produto. O que vai fazer a diferença é o atendimento personalizado e humanizado no ponto de compra, onde existe a oportunidade de criar uma experiência única com o cliente, por meio de um atendimento surpreendente que vá além do tradicional” disse Luciana Falcão da empresa Ponto de Referência à reportagem do Mato Grosso Econômico.
O novo cliente de hoje em dia quer se envolver com a marca, recomendar para seus amigos e ter a convicção de que o produto ou serviço que está comprando é realmente útil para sua vida. Desta forma, além do atendimento surpreendente é preciso também, agregar valor e transmitir como a marca escolhida pode ajudar a resolver necessidades mais amplas do ser humano. “A loja tem que oferecer um aconchego, um cafezinho, ter um visual diferenciado, iluminação, sonorização ambiente, além de entender a real necessidade do cliente. É preciso surpreender de diversas formas”, completou Luciana.
Além do novo cliente surge também o novo colaborador, com perfil mais ansioso, melhor visão sobre as coisas e com a necessidade de crescer e ser valorizado. E para o líder se adaptar às mudanças e tendências, Luciana Falcão recomenda 3 dicas importantes: a primeira é o líder ser líder mesmo, gostar de gente e se relacionar de forma positiva com os colaboradores, pode até ser exigente, mas tem que ser justo e humanista. A segunda é estar junto ao cliente no ponto de compra, para entender o que estão buscando e não simplesmente delegar tarefas e cobrar resultados do vendedor. A terceira dica é acompanhar a evolução da equipe, saber quem está bem e quem não está, entender as necessidades existentes e dar todo o suporte para o crescimento profissional e pessoal de cada um.
Cases de sucesso
Durante a palestra, houve também a apresentação de dois cases de sucesso de empresários de Mato Grosso. Um deles foi do Eduardo Carvalho da Cia Sinfônica, que ressaltou que é preciso as empresas diferenciarem preço de valor. “Quando me perguntam quanto custa para tocar em um casamento respondo que não custa nada. Qualquer cd pode ser colocado no som da festa de graça. Porém quanto vale para criarmos uma experiência única na vida do noivos? Nós procuramos gerar cada vez mais experiências diferenciadas para surpreender nossos clientes”, disse Eduardo.
Outro case de sucesso é da empresária Cristiane Seiko, da Eco Design. Após fundar sua empresa em 2011, teve que se reinventar em 2013 para ter uma diferenciação e não ir à falência. “A grande virada da empresa foi prestar mais atenção no cliente. Criamos um ateliê e começamos a desenvolver produtos personalizados. A princípio trabalhei com diversas parcerias e hoje temos nossa própria produção. Por exemplo, em um evento de casamento vivemos junto com a noiva o sonho dela”, disse Cristiane à reportagem do Mato Grosso Econômico que ressaltou ainda, que quando alguém dá algum presente personalizado pensando em alguém, não está simplesmente comprando qualquer produto para presentear e sim tem um envolvimento emocional e carinho. A Eco Design hoje vende ao cliente final e lojistas e possui mais de 30 pessoas trabalhando direta e indiretamente no negócio. A empresa iniciou seu mercado vendendo para Cuiabá, depois para Mato Grosso, na sequência para outros estados e atualmente vende para clientes de outros países que visitam sua loja.
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