O primeiro Parque Tecnológico de Mato Grosso será construído em Várzea Grande, no bairro Chapéu do Sol. O Parque tem 80 hectares para abrigar empresas inovadoras e já consolidadas no mercado de Tecnologia da Informação e Inovação. O local será o berço das áreas de Biotecnologia, da cadeia do Agronegócio, da Tecnologia da Informação e Comunicação, Hardwares, Softwares, Geociências, Química Verde e Novos Materiais.
A implantação do Parque Tecnológico vai transformar o Município no principal centro de pesquisa tecnológica e inteligência no fortalecimento das instituições de ensino que investem em pesquisa e tecnologia. No entorno do Parque os novos campi, como o da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) estão prontos para 2016 e o da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) será implantado.
“Essas instituições públicas de ensino comporão um ambiente voltado à ciência, à tecnologia e à inovação, o que atrairá incubadoras de empresas startups que darão suporte às soluções tecnológicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do Estado”, pontua o secretário de Governo, Juarez Toledo Pizza. Ele frisa ainda, que o Município já agrega universidades particulares de ensino superior como Unic, Univag, Fausb e que há protocolo de intenções para instalação da PUC.