O Mato Grosso Econômico traz para você dados da Associação Brasileira de Startups (AB Startups) que apontam que no Brasil pelo menos 10 mil empresas em atividade e destas 55% são comandadas por jovens na faixa etária de 20 e 23 anos.
Apesar do grande número, 40% delas decretam falência antes de completar dois anos por vários fatores. Entre eles, falta de experiência, conhecimento de mercado ou pelo afã de botar logo a empresa pra funcionar.
Veja dicas que podem tem ajudar para que sua empresa não entre nesta estatística e tenha sim muito sucesso:
1. Ideia boa muita gente tem, mas morre na execução
Pode parecer óbvio, mas regularizar a empresa, com apoio de um contador, é o primeiro passo. Com a assessoria de um bom escritório de contabilidade, o empresário tem acesso a informações para que a tomada de decisões com base na legislação brasileira nas esferas federal, municipal e estadual trabalhem a favor do negócio. Não se preocupar com questões tributárias, por exemplo, pode minar a competitividade e o potencial de crescimento da empresa.
2. A sobrevivência do dono entra na conta
Um bom plano de negócios não busca apenas gerar caixa e crescimento. Ele é melhor quanto mais realista for, levando em conta, desde o princípio, que os sócios precisam sobreviver da empresa. Essa é uma questão fundamental, mas como o respeito à hierarquia administrativa e organizacional é igualmente prioridade para o sucesso, cada setor deve cuidar da sua área e os sócios só devem tirar dinheiro quando as contas da empresa estiverem 100% pagas. É importante ter em mente que todo empreendimento tem um tempo de maturação que exige sacrifício e paciência. Por isso, planejamento é tudo.
3. Não guarde segredo, mas conte a quem interessa
Muitas vezes, o jovem empreendedor prefere guardar segredo sobre seu projeto por medo que roubem sua ideia ou que o desencorajem com palpites e conselhos. Realmente, não há nada mais chato. Mas o pulo do gato é contar a quem se importa e pode colaborar com ações, expertises e relatos de experiências. Bons amigos, família próxima e uma rede de contatos confiável são excelentes para conversas e brainstorms que podem gerar estratégias e fazer o negócio acontecer.
4. Facilitar para não atrapalhar
O endereço da empresa deve ser muito bem pensado e estrategicamente analisado. Localidades de fácil acesso, com um bons entornos de bancos, cartórios, restaurantes, metrô, Correios etc, representam o pensar logisticamente inteligente do empreendedor e que impactará positivamente seus negócios e a produtividade da rede de funcionários, clientes e fornecedores.
5. Palavra é palavra
Compromisso é para ser cumprido. E um jovem líder precisa saber disso. Desde o princípio, o business e as relações humanas dentro da estrutura corporativa devem se pautar por comprometimento, confiança e seriedade para com parceiros, vendedores, clientes e funcionários. Esse é o alicerce para a verdadeira e legítima reputação. Empresas e empresários que não cumprem palavras e compromissos não seguem adiante e ganham por vezes máculas indeléveis no mercado.
Rodrigo Villar é CEO da Software.com.br, revenda de software corporativo do Brasil, com filiais também na América Latina