As vendas de veículos zero quilômetro, em Mato Grosso, fecharam 2023 com alta de 6,8% em relação aos dados do ano anterior. De janeiro a dezembro foram comercializadas 107.488 unidades entre automóveis, comerciais leves, motos, caminhões, ônibus e implementos rodoviários. Em 2022, por exemplo, o saldo anual foi de 100.645 unidades de 2022.
Conforme dados divulgados ontem (4) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as motos tiveram o melhor desempenho do período, ampliando em 17,92% o volume de unidades vendidas, totalizando 46.469. Com esse avanço, o segmento registrou a maior participação no mercado mato-grossense, respondendo por mais de 43% de todos os veículos novos vendidos durante o ano.
Ainda que os concessionários estaduais tenham emplacado o segundo ano consecutivo de saldo positivo, o ritmo local ficou aquém do vigor registrado na média nacional, cujo crescimento anual foi de 12,2%.
Assim como em 2022, o mês de dezembro do ano passado foi um bom momento em vendas ao registrar crescimento de 12,72% em relação a novembro. Foram vendidas 10.229 unidades ante 9.075 unidades do mês anterior. Ainda em relação ao comportamento das vendas de dezembro, o período que havia sido comemorado em 2022, com 9.707 unidades vendidas, foi superado no mês passado, apontando um crescimento anual de 5,38%.
Depois do segmento de motos, em volume de vendas, se destaca o de comerciais leves com 18.025 unidades comercializadas, participando com 16,77% do mercado de zero quilômetro de Mato Grosso.
Leia também: MT fecha 2023 com menor preço ao etanol do país e com a maior vantagem sobre a gasolina
BRASIL – Com alta de 10,7% sobre o resultado de novembro, o mês de dezembro registrou 400.020 emplacamentos, fazendo com que o ano de 2023 fechasse com alta de 12% sobre 2022. Todos os segmentos, à exceção de caminhões, registraram evolução no ano, com destaque para motocicletas (crescimento de 16,1%) e automóveis e comerciais leves (+11,3%).
“Foi um ano em que o setor automotivo demonstrou uma recuperação importante e que deve ser celebrada, tanto que foi a 1ª vez, desde 2019, que tivemos mais de 2 milhões de automóveis e comerciais leves emplacados no ano. No entanto, temos que lembrar do impulso das medidas provisórias que estimularam o setor, o que mostra que é necessária a busca de soluções permanentes que mantenham o mercado aquecido, já que se trata de um setor que conta com 7.400 concessionárias, instaladas em mais de 1.000 municípios e que respondem por mais de 300 mil empregos e por 5% de participação no PIB nacional”, analisa o presidente da Fenabrave, Andreta Jr.
Segundo ele, além dos estímulos fiscais ao setor, concedidos pelo governo federal, por meio das Medidas Provisórias 1175 e 1178, em junho de 2023, a melhora do crédito, com início do ciclo de redução da taxa de juros, nos últimos meses do ano, foi fundamental para que a alta de 12% sobre 2022 pudesse ser atingida. “A disponibilidade e o custo do crédito têm muita influência na decisão de compra dos consumidores. Com a ligeira melhora na inadimplência, no último trimestre de 2023, percebemos que houve uma maior disponibilização de crédito por parte das instituições financeiras e isso foi captado pelo mercado”, diz.
PARA 2024 – As primeiras projeções divulgadas pela Fenabrave apontam para um crescimento global de 13,54%, considerando todos os segmentos somados, o que significa um total de 4.518.871 unidades emplacadas no mercado interno.