As vendas de veículos novos em Mato Grosso de todos os segmentos (automóveis, comerciais leves, motocicletas, caminhões, ônibus e implementos rodoviários) tiveram queda no mês passado, em relação ao mês anterior. Foram comercializados 6.785 veículos novos em abril, sendo que em março, o registro foi de 7.486 unidades, queda de 9,63%.
Por outro lado, no comparativo anual, houve aumento de 30,8% nos emplacamentos (abril 2021 x abril 2020). O resultado também é positivo no primeiro quadrimestre deste ano. De janeiro a abril, as vendas aumentaram 5,01%, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave-MT). O crescimento ainda tímido em relação à crise vivenciada pelo setor desde o início da pandemia em 2020, que gerou o fechamento de inúmeras fábricas e plantas produtivas, gerando até a saída da Ford do Brasil.
Segundo Paulo Boscolo, diretor geral da Fenabrave-MT, as vendas tanto no ano passado quanto neste ano refletem os impactos da pandemia. “Os 5% de crescimento no acumulado do ano é um aumento natural da economia diante do momento. Poderia ser melhor, mas a produção de veículos está longe da realidade, freando o potencial do mercado com a falta de produtos. Lembrando que as comparações são feitas também sobre um ano atípico e de pandemia”, diz o empresário e representante da Fenabrave em Mato Grosso.
Em artigo publicado no MT Econômico, pelo colunista do setor automotivo Ricardo Laub, as categorias de novos e usados têm tido uma dinâmica de variação de preço, falta de produtos e elevação de preços. Veja mais aqui
O setor aguarda o avanço na vacinação, aumento de confiança do consumidor e consequente retomada na economia para melhorar o desempenho das vendas de veículos.