Dados da Pesquisa Mensal do Varejo do IBGE apontam que as vendas do comércio varejista de Mato Grosso, em maio, recuaram 2,1% em relação ao mesmo mês de 2017.
Mato Grosso apresentou a segunda maior retração atrás apenas da observada no Distrito Federal, com -2,5%. No país, o comércio varejista cresceu 2,7% em relação a maio de 2017, marcando a 14ª taxa positiva seguida.
Essa queda ainda é fruto da greve dos caminhoneiros, paralisação que afetou o transporte de cargas em todo Brasil de 21 de maio a 2 de junho.
No Centro-Oeste, apenas Goiás fechou maio com índice positivo em relação ao mesmo momento do ano passado, com avanço de 1,9%. Mato Grosso do Sul somou -0,3%.
Ainda conforme dados do IBGE, na comparação mês a mês, maio contra abril, houve queda, dessa vez de 1,6%, em Mato Grosso.
O comércio varejista registrou aumento no volume de vendas em comparação com o mesmo período de 2017, em 20 das 27 Unidades da Federação, com destaque positivo, em termos de magnitude, para Roraima (11%), Amazonas (9,3%) e Rio Grande do Norte (9%). Quanto à participação na composição da taxa positiva do varejo, destacaram-se: São Paulo (3%), Rio Grande do Sul (6,4%) e Santa Catarina (6,1%).