As vendas online tiveram crescimento de 17,83% em abril no comparativo de 2021 com o mesmo período do ano passado. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).
Na composição regional, o Centro-Oeste ficou em penúltimo lugar, na frente somente do Sudeste (11,93%). A liderança ficou com o Nordeste (42,98%), seguido por Sul (23,10%) e Norte (19,80%).
“As compras online foram, e seguem sendo, a solução para muitos brasileiros nesse período de isolamento social e na região Centro-Oeste não é diferente. Mesmo com uma pequena retração em relação ao mês anterior, o mercado passou por uma transformação permanente, com ampliação de vendas das categorias de produtos de necessidade diária e entrada de novos consumidores no varejo digital”, afirma Felipe Brandão, secretário executivo da camara-e.net.
Vendas online no Centro-Oeste
Na avaliação de vendas online do Centro-Oeste, ao observar a comparação entre abril e março, neste caso, o desempenho foi negativo (-15,09%), ficando em último lugar. As demais regiões também tiveram queda: Nordeste (-2,26%), Sudeste (-5,03%), Sul (-11,85%) e Norte (-12,23%).
Porém, novamente no acumulado do ano, todas as regiões expandiram: a região Centro-Oeste ocupou a primeira posição com alta de (29,06%), seguida pelo Nordeste com (25,21%), na sequência, Norte (23,16%), Sul (12,67%) e, por último, Sudeste (10,62%).
Faturamento do Centro-Oeste
O faturamento do e-commerce no Centro-Oeste também teve queda em abril frente a março (-5,76%). Nesta comparação por região, somente o Nordeste variou positivamente (1,71%). As demais tiveram o seguinte desempenho: Sudeste (-1,87%), Centro-Oeste (-5,76%), Norte (-6,30%) e Sul (-9,98%).
Resultado acumulado 2021
No acumulado do ano, a configuração ficou da seguinte forma: Centro-Oeste (41,87%), Nordeste (34,77%), Norte (31,64%), Sul (24,02%) e Sudeste (20,22%).
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Metodologia do MCC-ENET
Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.
O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.
Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.
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