O Dia dos Pais, comemorado este ano no dia 14 de agosto, está chegando e os lojistas que trabalham produtos voltados para o público masculino estão otimistas. Segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), 93,6% dos cuiabanos pretendem comprar para a data, sendo que 17% têm a intenção de presentear os pais com calçados. Nesse contexto positivo, o Sindicato do Comércio Varejista de Calçados e Couros do Estado de Mato Grosso (Sincalco/MT) estima um aumento de 15% a 20% nos resultados do segmento.
“Agora em 2022 estamos vendo um bom crescimento nas vendas, por conta da retomada da economia pós-pandemia de covid-19. Sapatos e artigos de couro sempre são boas opções de presentes para os pais, principalmente por serem duráveis. Por isso projetamos um crescimento de dois dígitos nas vendas de artigos do segmento para a data”, pontua o presidente do Sincalco/MT, Junior Vidotti.
Leia também: Vestuário e acessórios masculinos são os presentes preferidos para o Dia dos Pais
O otimismo está presente em vários lojistas do segmento. De acordo com Junior Macagnam, proprietário da marca de moda masculina o Dia dos Pais é uma data tão importante para o setor de artigos masculinos quanto Natal e Dia dos Namorados. “Nossa expectativa é um aumento de 22% nas vendas para a data”.
Já o diretor-presidente de uma rede de lojas, Tiago Martins, aponta que os meses de junho e julho deste ano, ao contrário de 2021, foram estáveis para o comércio e espera que o mês de agosto se equipare a maio, mês aquecido pelo Dia das Mães. “Apesar de o Dia dos Pais não ser a segunda data mais importante do ano, como é o caso do Dia das Mães, o valor agregado dos presentes para os pais costuma ser maior, e tem essa característica para o nosso segmento de calçados e confecções. Para a praça de Cuiabá estimamos um crescimento de 7,5% a 8%”, explica Martins.
Segundo a pesquisa da CDL Cuiabá, o crescimento estimado para as vendas do período é de 18,2% em comparação com 2021. Questionados sobre a quantidade de itens para presentear, 77,6% dos entrevistados responderam que pretendem comprar um presente, 18% dois itens, 3,6% três e 0,8% quatro ou mais, sendo o valor do tíquete médio R$ 267,45.
Leia mas: Dias dos Pais deve incrementar em 18% as vendas no comércio da Capital