A busca por presentes para o Dia dos Pais, comemorado no dia 14 de agosto, já está movimentando o comércio da Grande Cuiabá. Depois de dois anos de pandemia, quando a orientação era para o distanciamento social, a tendência é que em 2022 as famílias se reúnam para celebrar e os presentes serão mais abundantes. Termômetro para a data, pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), estima aumento de 18% nas vendas do comércio para o Dia dos Pais este ano, em relação a 2021. Moda masculinas lidera a preferência de quem compra e quem vai ser presenteado.
O levantamento indica que 93,6% dos entrevistados pretendem comprar presentes. Os produtos mais procurados são vestuário e acessórios masculinos (moda), com 38,2% das menções, perfumes (23,3%); calçados (17%), alimentos e bebidas (5,9%), joias e relógios (4,9%), telefonia/smartphones (2,4%), livros/livraria (1,4%) e artigos esportivos (1,4%).
Leia também: Dias dos Pais deve incrementar em 18% as vendas no comércio da Capital
O empresário Junior Macagnam afirma que este é um ano de recuperação e que os resultados estão sendo positivos mês a mês. “Para o setor de moda masculina, o Dia dos Pais é uma data tão importante quanto o Dia dos Namorados e o Natal. Nossa expectativa é de crescimento acima de dois dígitos”, afirma.
Entre os produtos mais procurados estão, na ordem, camisas polo, camisetas, camisas e jeans.
Ainda conforme a pesquisa da CDL, o local preferido para as compras este ano será o shopping center, com 35,6% das respostas dos consumidores, seguido pelas lojas do Centro da cidade (31,8%), do bairros (15%), internet (8,2%), entre outros.
Leia mais: Confiança do comerciante cai em julho, mas não reduz expectativas para o 2º semestre