ECONOMIZAR FIM DE SEMANA

Veja algumas dicas importantes para economizar no fim de semana

Quando a situação financeira está mais apertada, as despesas com lazer podem ser grandes vilões do orçamento.
Sábado 02 de Fevereiro de 2019
Redação
Veja algumas dicas importantes para economizar no fim de semana
Foto: Reprodução

Quando chega o fim de semana sempre pensamos que é mais difícil economizar e geralmente os gastos aumentam. O problema é que, independentemente da sua escolha, sair implica gastar dinheiro. E quando a situação financeira está mais apertada, as despesas com lazer podem ser grandes vilões do orçamento.

Se esse é o seu caso, é preciso acender a luz amarela e tomar algumas atitudes. 

1. Olhe sua conta:

Essa dica pode parecer boba, mas tem muita gente que larga o lápis na sexta-feira e sai por aí passando o cartão sem se preocupar com o saldo e com as despesas que ainda terá até o final do mês. Por isso, antes de sair, dê uma olhada na sua conta corrente e lembre as despesas que você ainda terá que arcar antes do próximo salário.

Essa tarefa é um pouco chata, mas pode ficar mais fácil se você usar uma ferramenta de controle financeiro. 

Aí, é só olhar seus gastos do mês anterior para ter uma ideia do quanto você ainda precisará gastar até o final do mês.

2. Planeje-se para economizar no fim de semana:

Agora que você já sabe quanto dinheiro pode gastar para não comprometer suas finanças ao longo do mês, escolha os programas do fim de semana com base no seu orçamento. Se você pretende sair mais de um dia, divida o valor que tem pelo número de atividades e escolha a programação com base no quanto você pode gastar.

3. Procure programas gratuitos:

Um passeio no parque e uma boa conversa com os amigos na praça são programas que podem ser muito divertidos e você não precisa gastar nada. Saia do circuito mais popular e procure atividades culturais gratuitas na sua cidade. 

Outra dica bem bacana para esta época do ano é visitar os bloquinhos de Carnaval na rua, que já começaram a acontecer em diversas cidades do Brasil. Diversão boa e barata.

4. Faça programas em casa:

Comprar bebidas e comidinhas no supermercado e reunir os amigos em casa é infinitamente mais barato do que ir para um bar ou uma balada. Se houver algum cozinheiro ou alguém que saiba tocar violão na turma, melhor ainda. A diversão é mais do que garantida! Fazer um esquenta antes de ir para a balada também é uma opção para gastar menos.

Para quem gosta de programas mais tranquilos, em vez de ir ao cinema, uma opção é assistir a uma série ou filme em programas como o Netflix ou outros com serviços de streaming.

5. Use cupons de desconto:

Existe uma infinidade de sites que vendem cupons que oferecem preços bem mais convidativos para jantares em restaurantes, drinks em bares e atividades culturais no Brasil todo. Vale ficar atento às ofertas recentes e aproveitar os descontos para economizar no fim de semana.

6. Use a regra dos 50-15-35:

Se alguém ainda acha que poupar e curtir a vida são duas atividades que não podem coexistir, é porque ainda não conhece a regra dos 50-15-35. Ela consiste em dividir a renda em três categorias: gastos essenciais, prioridades financeiras e estilo de vida. Esse último item inclui, sim, lazer da sua preferência, com família, amigos ou a dois.


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS