Pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência da CDL Cuiabá e analisada pelo MT Econômico aponta que 63,9% dos mato-grossenses pretendem realizar compras neste fim de ano e 79,6% pretendem realizar compras para o natal.
Foram entrevistadas cerca de 400 pessoas economicamente ativas, em Cuiabá, Várzea Grande e outras cidades polos do estado. Desse montante, cerca de 60,7% são pessoas do sexo masculino com a média de 40 anos de idade. 55,6% são casados e com filhos e 53% possuem o ensino médio completo, com renda média familiar de R$ 6.672,81.
Em relação à expectativa de compras dos consumidores mato-grossenses foi constatado que:
- 63,9% pretendem realizar compras de fim de ano, sendo 51,5% destinados a presentear familiares e entes queridos, enquanto outros 32,5% possuem a intenção de também se presentearem.
- 45% do público entrevistado prefere realizar compras no centro da cidade, 24% realizará compras online e 18% em shoppings centers.
Quando realizada a análise cruzada de gerações, 66,7% da geração Z (18 a 26 anos) pretende realizar compras de final de ano, sendo o maior público quando comparado às demais gerações. 64,1% (geração Y – 27 a 41 anos), 65,1% (geração X – 42 a 55 anos) e 65,9% (geração BB – acima de 55 anos).
Cerca de 88% do público entrevistado pretende participar de festas de confraternização na própria cidade onde moram, o que significa um fortalecimento nas vendas do comércio naquela região, já que, a pessoa que compra o presente opta pela opção de troca, caso não sirva no destinatário ou ele não goste.
Em relação às viagens, 75% das pessoas entrevistadas não pretendem viajar neste ano.
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79,6% dos entrevistados pretendem realizar compras para o natal, com uma média de 4 produtos/presentes e os principais destinatários são: filhos (23,9%), esposa(o) (20,4%) e mãe (18,2%).
Os principais produtos de interesse são: roupas e calçados (47,8%), brinquedos e pelúcias (16,1%) e produtos para beleza (15,7%). A média de gastos está em uma variação de R$ 1.252,59.
Para os lojistas, a expectativa é que as vendas aumentem em 14,86% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. O gasto deve ser 34,6% maior do que no ano passado.
Sobre a forma de pagamento, 57,6% pretendem comprar parcelado. A procura efetiva mostra que 72,9% ainda não começaram a pesquisar os presentes, enquanto mais da metade (53,4%) afirmam que comprarão na véspera de natal ou no dia, o que já é algo comum dos brasileiros deixar para a última hora.
Vale ressaltar que quanto mais perto do Natal, mais lotadas as lojas ficam e a dificuldade de encontrar um presente que agrade um ente querido também aumenta.
Para fomentar o comércio de Mato Grosso, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL/MT) juntamente com as demais CDLs mato-grossenses e o governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) lançaram a campanha Natal Premiado MT que premiará os consumidores que fizerem compras nas lojas participantes. Veja mais sobre esse assunto aqui.