Cuiabá é o coração pulsante do estado do agronegócio. Uma cidade vibrante, onde história, cultura e desenvolvimento caminham lado a lado. Terra de gente acolhedora, de tradições marcantes e de um espírito empreendedor que transforma desafios em oportunidades. E é aqui, nesse solo fértil de progresso, que está sediada a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), entidade que representa todos os produtores rurais do estado, independentemente do tamanho de suas propriedades. Mais do que uma cidade, Cuiabá é um elo essencial entre os trabalhadores do campo e o avanço de Mato Grosso — e neste 8 de abril, celebramos com orgulho os 306 anos dessa capital que tanto nos inspira.
A Famato nasceu aqui, em 1965, e, neste ano, completa 60 anos. Somos cuiabanos de chapa e cruz, com raízes fincadas nesta terra fértil que tanto nos orgulha. Nossa missão sempre foi representar o produtor rural, fortalecer o setor agropecuário e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Com atuação firme e comprometida, defendemos os interesses do agro e ajudamos na construção de políticas públicas que impactam diretamente a vida de mais de 33 mil produtores rurais. Além disso, a Famato é uma grande geradora de emprego e renda, impulsionando a economia e beneficiando toda a população mato-grossense.
O Sistema Famato cresceu e se fortaleceu com Cuiabá. A partir dele, nasceram o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), que, desde 1993, capacita e qualifica mão de obra para um agro moderno e eficiente; o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), criado em 1998, que fornece análises estratégicas e projeções fundamentais para o setor; e o mais jovem dos nossos filhos, o AgriHub, que, desde 2022, conecta inovação e tecnologia ao campo. Além disso, contamos com os 95 Sindicatos Rurais espalhados pelo estado, garantindo apoio e representação aos produtores.
A baixada cuiabana tem um papel fundamental nessa história. Aqui, produtores de pequenas propriedades cultivam hortaliças, frutas, criam gado leiteiro e contribuem diretamente para a segurança alimentar da população. A produção em terras cuiabanas carrega a tradição da agricultura familiar e do trabalho árduo que abastece a cidade e mantém vivas as raízes da nossa cultura agrícola. Acreditamos no potencial desses produtores e trabalhamos para que tenham acesso a mais conhecimento, inovação e oportunidades.
E, para celebrar essa data especial, a Famato traz para Cuiabá um presente à altura de sua grandiosidade: a “Coelhada Gigante”. O Sansão Gigante da Mônica desembarcou no Museu do Rio/Aquário no dia 7 e ficará lá até o dia 22 de abril para encantar crianças e adultos, marcando um momento histórico e de celebração da tradição, cultura e alegria cuiabana. Afinal, Cuiabá merece essa festa!
Que possamos seguir construindo uma Cuiabá ainda mais próspera, inovadora e conectada com suas raízes. Parabéns, Cuiabá! Parabéns a todos os cuiabanos que fazem desta cidade um lugar único e especial!
Vilmondes Sebastião Tomain, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato)
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo