O Projeto de Lei n° 316/2016 que cria o Programa Juventude no Campo do deputado Saturnino Masson (PSDB) foi aprovado em primeira votação na Assembléia Legislativa.
Ele deve ser implantado nas zonas rurais dos municípios de Mato Grosso, e segue os princípios e diretrizes estabelecidos no Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
O objetivo do Programa é dar oportunidade aos Jovens Rurais para que adquiram maiores conhecimentos, através de orientações técnicas, sociais, econômicas e organizacionais, assumindo de forma consciente e organizada sua propriedade ou entidade representativa.
Com a criação do programa, os jovens rurais terão conhecimentos e informações associativas, que vão despertar a necessidade de planejamento e condução correta e racional da propriedade agrícola como um todo e ainda formarão lideranças para que no futuro tenham condições de assumir, de forma consciente e responsável, os destinos das entidades que o representa.
De acordo com Saturnino Masson o projeto irá promover debates sobre problemas da juventude rural no Estado, buscando a discussão, análise e definição de ações visando a solução dos problemas no campo. " Queremos promover uma maior participação da juventude rural e propor alternativas para fixar esses jovens a terra", declarou o parlamentar.
O projeto prevê ainda firmar convênios com outros órgãos da administração direta, indireta, autarquias bem como órgãos da união.
"Efetuar convênios, termos de parceria, ou termos de cooperação técnica com as demais Secretarias do Estado, para diminuir êxodo rural esse é nosso objetivo com o programa Jovem Produtor" , declarou Saturnino.