Foi realizada nesta quinta-feira (13), na Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá – ACC, a palestra “Transformando Conflitos em Oportunidades”, ministrada pela professora Giana Bennato Ferreira, gestora de negócios da Câmara Regional de Conciliação, Mediação e Arbitragem Empresarial de Mato Grosso, instituição ligada à Associação Comercial da capital.
O tema abordado mostrou os diferentes conflitos existentes nas empresas e as formas de superá-los, com foco na geração de oportunidades e melhoria do ambiente de trabalho.
Hoje em dia, a principal causa dos conflitos das empresas provém da má comunicação e das falhas nos processos.
A palestrante citou que é importante observar o cliente interno e o externo. “Temos que ter sempre um bom relacionamento, seja dentro ou fora da empresa” disse Giana.
No aspecto interno, os funcionários se relacionam com pessoas de todos os níveis hierárquicos, sejam colegas de trabalho, gestores ou subordinados. Um dos segredos do bom relacionamento é tratar todos os níveis com cordialidade, empatia e respeito, sempre buscando o diálogo e bom senso em cada situação cotidiana.
Externamente, os funcionários se relacionam com clientes, fornecedores e grupos de interesse. A receita do aspecto interno, também se aplica ao cliente externo, sendo base para minimizar atritos corporativos.
No entanto, a dinâmica do mundo empresarial faz com que os dirigentes e sócios das empresas precisem remanejar a equipe e seus processos, visando alcançar bons resultados e se manterem no mercado. Neste cenário, existem funcionários que são migrados de setor, outros que acumulam mais funções e alguns que são promovidos. Somando esses fatores e considerando que as pessoas têm diferentes formas de pensar e agir, começam os conflitos empresariais e pessoais.
O Mato Grosso Econômico entrevistou a palestrante sobre os desafios que as empresas estão enfrentando para reter seus funcionários no contexto da crise econômica, onde dificilmente existem possibilidades de aumento salarial e ainda por outro lado, diversos produtos de consumo tiveram alta nos preços, reduzindo o poder de compra do trabalhador.
“A crise gera oportunidades para as empresas pensarem em melhorar seu ambiente de trabalho, não apenas visando valores financeiros e aumento de salários, mas de repente, realizando um treinamento que vai colaborar com o crescimento do funcionário, uma bolsa de estudos e também formas de participação da equipe com ideias de melhoria nos processos e negócios da empresa”, ressaltou Giana.
Giana disse durante a palestra, que na vida pessoal ou no trabalho, sempre haverá atrito, sejam negativos ou positivos, quando se busca algo melhor. Porém, para lidar com as divergências, a palestrante ensinou algumas técnicas para ajudar a resolver os conflitos. Veja abaixo:
1) Separar o problema das pessoas
O primeiro passo é separar o problema das pessoas. Fazer julgamento de que o funcionário é de um jeito ou de outro, pode não ser útil no caminho da solução, pois situações adversas acontecem com pessoas boas e ruins. Outra coisa é querer envolver uma equipe toda quando o problema está restrito a uma ou duas pessoas. Já ouviu aquela frase “Minha equipe não tá vendendo nada”? Isso é um julgamento generalista.
2) Racionalidade
Para encontrar soluções mais assertivas é importante analisar os fatos racionalmente, observando a conduta de cada parte envolvida no problema. Aspectos emotivos que levam em consideração o perfil de uma pessoa ou de outra, podem atrapalhar o caminho da resolutividade.
3) Empatia
Se colocar no lugar do outro para tentar entender as razões de certas atitudes ajuda a criar empatia entre as partes e aprofundar o diálogo. Desta forma facilita-se a negociação e a conclusão final do conflito.
A palestrante finalizou que em resumo, um bom caminho para se resolver conflitos é ter humildade, diálogo entre as partes e querer de fato encontrar uma solução.
Giana é advogada com especialização em Comércio Exterior, professora de Métodos Adequados de Solução de Conflitos em cursos de graduação e pós graduação; mediadora privada titulada pelo Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB, há mais de 15 anos e gestora de negócios da Câmara Regional de Conciliação, Mediação e Arbitragem Empresarial de Mato Grosso – CBMAEMT, instituição ligada à Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá – ACC.