As melhorias ainda vão demorar para serem percebidas e usufruídas pela população, mas mal o estado de Mato Grosso assumiu o trecho estadual cortado pela BR-163, e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou reajuste de 16,6% sobre as tarifas de pedágio. A majoração já está em vigor desde a zero hora do dia 8.
O reajuste, segundo a ANTT, está previsto em contrato é referente à atualização da inflação (IPCA) de 2018 a 2022, que não foi incorporada à cobrança à época do período apurado por conta da indefinição sobre o futuro do contrato.
O índice ainda é abaixo da inflação acumulada no período apurado que ficou em 31%, visto que na metodologia há os descontos por penalidades pela não execução das obras previstas em contrato. Na prática, as tarifas serão reajustadas em 16,6% e passam a ter valores entre R$ 4,40 e R$ 8,20, por eixo, de acordo com a área de abrangência de cada praça de pedágio, conforme definido no contrato de concessão.
A Concessionária reforça que 100% dos valores arrecadados nas praças de pedágio são revertidos em melhorias na rodovia e benefícios aos usuários da BR-163, de Itiquira a Sinop. Entre os trabalhos realizados estão os serviços operacionais, que compreendem desde o recolhimento de objetos na pista à prestação de socorro e resgate de vítimas de acidentes, sempre com foco na garantia da segurança e preservação da vida.
O trecho mais caro está na praça de Sorriso. Para automóveis, R$ 8,20. Comercial por eixo, R$ 8,20 e motos, R$ 4,10.
OBRAS – O trecho da BR-163 entre Cuiabá e Sinop, em Mato Grosso, receberá R$ 202,5 milhões em investimentos do governo de Mato Grosso. Três das cinco obras necessárias na rodovia tiveram início no mesmo dia da assinatura das ordens de serviços pelo governador Mauro Mendes, na sexta-feira (05), e outras duas estão previstas para começar até o final de maio.
A assinatura das ordens de serviço ocorreu no ‘dia 1’ após a troca de controle acionário da antiga Concessionária Rota do Oeste, agora Nova Rota do Oeste, da Odebrecht Transport (OTP) para a MT Par, empresa de economia mista de Mato Grosso.
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Segundo as ordens de serviço, as empresas foram contratadas para a recuperação do pavimento da Rodovia dos Imigrantes (do km 495,5 ao km 524 da BR-070) por R$ 22,6 milhões, de Cuiabá a Jangada (do km 434,4 ao km 502,7 da BR-364) por R$ 49,3 milhões, de Jangada a Rosário Oeste (do km 502,7 ao km 543,5 da BR-364) por R$ 37,2 milhões, de Nova Mutum a Lucas do Rio Verde (do km 593 ao km 693 da BR-163) por R$ 44,9 milhões e de Lucas do Rio Verde a Sinop (do km 693 ao km 855 da BR-163) por R$ 48,3 milhões. Está na fase de mobilização as obras a serem executadas de Cuiabá a Rosário Oeste (BR-364).
O diretor presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, destaca que essas cinco ordens de serviço representam o primeiro passo para a solução dos problemas enfrentados ao longo dos anos por Mato Grosso. “Estas obras imediatas já mudam o patamar da rodovia e, principalmente, aumentam a vida útil do pavimento até que a duplicação possa caminhar e atingir toda a extensão sob concessão”.
ATENÇÃO AOS LOCAIS EM OBRAS – Segundo o cronograma de obras, as cinco frentes de obras devem se manter ativas ao menos pelos próximos nove meses e têm como objetivo entregar ao motorista uma rodovia mais segura e confortável, com uma pista efetivamente recuperada e dentro do parâmetro de qualidade exigido pela ANTT. Por outro lado, acarretará a necessidade de pontos com trânsito fluindo em uma única pista, o chamado sistema “pare e siga”. Nestes casos, com a formação de lentidão e fila nos pontos de obras, a Nova Rota do Oeste alerta aos motoristas para que respeitem a sinalização e redobrem a atenção ao trafegar.
A Concessionária alerta aos motoristas da BR-163 que serão mantidos os serviços de reparos localizados e tapa-buracos, de acordo com a necessidade existente para cada região, intervenções que também afetam o tráfego e causam lentidão.
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