Apesar da urgência e da cobrança do governo do Estado de Mato Grosso para pagamento do Fundo de Exportação(FEX), o presidente da Michel Temer (PMDB) não definiu uma data para o repasse de R$ 400 milhões devidos pelo governo federal.
O FEX que é a compensação pela desoneração dos produtos do agronegócio de 2016 ainda não foi repassado devido às medidas de contenção de despesas com o intuito de garantir o equilíbrio fiscal. Até a União está com dificuldades para a União honrar seus compromissos, financeiros e os estados também passam por esses problemas.
O assunto foi discutido em um jantar no apartamento do senador Wellington Fagundes em Brasília, com o presidente, o governador Pedro Taques, o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, e o secretário do Programa de Parceria de Investimentos, Moreira Franco.
Presentes também o ministro da Agricultura, Blairo Maggi; os deputados federais Fábio Garcia e Valtenir Pereira e o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller.
O único compromisso que o presidente assumiu foi de se esforçar para efetuar o pagamento do valor ainda neste ano.