O candidato da Coligação “Sorriso no Rumo Certo”, prefeito Dilceu Rossato (PSB), que busca a reeleição, será o terceiro a aparecer no horário eleitoral gratuito, que começa na próxima sexta-feira, 26 de agosto, e termina no dia 29 de setembro. O sorteio que definiu a ordem de veiculação foi realizado na tarde desta sexta-feira (19) no Cartório Eleitoral de Sorriso.
Pelo sorteio, o candidato Júnior Pé no Chão (Solidariedade) será o primeiro e o candidato da coligação “A Hora é Agora”, Ari Lafim (PSDB), será o segundo. A veiculação segue a um rodízio e o último veiculado no dia anterior será o primeiro do dia seguintes. Na reunião, conduzida pelo juiz eleitoral Jacob Sauer, da 43ª Zona Eleitoral, também foram definidos os prazos para a entrega dos planos de mídia e as mídias contendo os programas eleitorais para serem veiculados nas emissoras de rádio e televisão.
A coligação Sorriso no Rumo Certo, encabeçada pelo candidato a prefeito Dilceu Rossato (PSB) e por Hilton Polesello (PTB) como vice-prefeito, é composta pelos partidos PMB, PR, PSB, PTB, PRB, PHS, PPS, PROS, PTN, PDT e PP. Com a presença dos representantes dos três candidatos, foi divulgado também os tempos. Dos dez minutos, o candidato Júnior Pé no Chão terá 41 segundos, Dilceu Rossato 4 minutos e 20 segundos e Ari Lafim 4 minutos e 58 segundos.
Ficou definido entre os representantes das cinco emissoras de TV de Sorriso que a geradora do programa dos candidatos será a TV Band, que também por meio de sua emissora, a Rádio Sorriso, irá gerar o programa de rádio. Os planos de mídia deverão ser entregues até às 14 horas e as mídias e inserções até às 15 horas de segunda a sexta-feira e aos sábados, domingos e feriados (feriado de 7 de setembro), entre 14h e 15h.
Conforme entendimentos, as mídias com os programas deverão ser entregues na TV Band Sorriso que será a geradora, em DVD. Nas rádios, as inserções devem ser entregues no formato Wave e MP3. A propaganda será veiculada nos períodos das 6h às 6h10 e das 11h às 11h10. Na televisão, das 12h às 12h10 e das 19h30 às 19h40. As inserções de 30 segundos serão veiculadas ao longo da programação das emissores de TV de rádio (60% para o candidato a prefeito e 40% para os candidatos a vereador).
Para o juiz eleitoral Jacob Sauer, as eleições deste ano são diferentes porque os prazos foram reduzidos em relação ao último pleito. “Antes a campanha era de 90 dias e agora é de 45 dias. Isso vai exigir maior objetividade por parte dos candidatos”. O juiz também recomendou aos candidatos que façam uma campanha limpa.
“O grande objetivo da Justiça Eleitoral é fazer cumprir a legislação. Que todos os candidatos tenham oportunidades iguais, que não predomine o poder econômico, o poder político. Essa é nossa maior preocupação: que a eleição seja limpa e restrita a real vontade do eleitor sem que interesses políticos e econômicos preponderem sobre os valores democráticos”, concluiu.