O governador Mauro Mendes defendeu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a posição de Mato Grosso no mundo, como o lugar que mais produz e preserva o meio ambiente e que tem uma das metas mais “audaciosas” para carbono neutro.
O pronunciamento foi feito durante a Agritalks, evento organizado pela Apex Brasil, ontem, que contou com a presença de empresários e autoridades dos Emirados Árabes Unidos e países vizinhos, além de representantes do Governo Federal, em que se discutiu a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável.
“Somos o maior produtor brasileiro e com grande capacidade de crescimento. Em 10 anos seremos sozinhos o quarto maior produtor mundial de alimento, e o mais importante é que esse posicionamento está sendo feito de maneira muito sustentável. Para se ter uma ideia, o nosso estado é a região do planeta que mais produz alimento e preserva o meio ambiente“, afirmou o governador, ponderando que o mundo precisa conhecer a realidade do Estado, que é totalmente diferente das “manchetes negativas” que se espalham entre os países.
VEJA AQUI INFORMAÇÕES SOBRE O POTENCIAL ECONÔMICO DE MATO GROSSO
“Nós traçamos uma meta de carbono zero muito objetiva para o ano de 2035, 15 anos abaixo da meta global, que é de 2050. Mas isso só será possível, porque já implementamos as ações necessárias para atingir esse objetivo. Fiscalizamos as nossas florestas e investimentos recursos próprios, porque sabemos da importância disso para o mundo”, reforçou.
O governador ainda convidou todos os presentes para “visitarem Mato Grosso, irem além dos números e conhecerem a verdade sobre a capacidade econômica e ecológica que o Estado tem”.
TRABALHO EXCELENTE – O presidente da área de café, açúcar e algodão na Cofco Internacional, Marcelo Andrade, afirmou que Mato Grosso faz um “trabalho excelente” em termos de produção tecnológica na agricultura. A Cofco é a maior empresa de alimentos da China e uma das maiores do mundo, tendo grandes investimentos em Mato Grosso.
De acordo com o executivo, Mato Grosso se destaca por ser um grande player do agronegócio e tem caminhado para ser o terceiro ou quarto maior produtor de alimentos do planeta.
“Mato Grosso hoje é o celeiro do mundo. Na tecnologia, Mato Grosso está bem avançado e temos visto vários produtores fazendo trabalhos excelentes em termos de produção tecnológica”, pontuou.
Para Marcelo Andrade, a Expo Dubai é uma oportunidade de Mato Grosso mostrar o seu potencial de Estado que produz em larga escala, com tecnologia e sustentabilidade.
“Aqui nessa região [Emirados Árabes Unidos] já existem muitos projetos interessantes de irrigação e eu vejo uma transferência tecnológica interessante. Precisamos evoluir mais na irrigação, porque cada vez há mais variações climáticas que não conseguimos controlar. Então os dois lados podem aprender bastante em termos de agricultura. Podemos aprender mais sobre irrigação e eles podem aprender conosco sobre tecnologia na Agricultura”, ponderou.
O executivo ainda destacou que a Cofco tem feito diversos investimentos em Mato Grosso devido ao potencial de crescimento que o Estado apresenta, além de contar com um ambiente econômico e fiscal favorável ao empreendedorismo.
Atualmente, a multinacional possui uma planta em Rondonópolis para processamento de soja e produção de biodiesel e uma esmagadora de soja em Itiquira.
“A gente está investindo bastante em Mato Grosso e esperamos um ganho de produtividade e eficiência cada vez maior vindo do Estado”, completou.
AGRITALKS – O evento tem como objetivo fortalecer a cooperação bilateral entre Brasil e os Emirados Árabes, facilitando o diálogo sobre inovação agrotecnológica e transfronteiriça. A meta é tornar o setor globalmente competitivo e sustentável.