O mercado Antônio Moisés Nadaf, mais conhecido como Mercado do Porto, símbolo da cuiabania e ponto de encontro dos cuiabanos ganhou um novo espaço, mais confortável, mais moderno e com condições de atender com mais qualidade. Após quase 30 anos de existência na Avenida 8 de abril, é a primeira vez que o local passa por uma grande reforma, atendendo os anseios dos feirantes e dos frequentadores. A nova estrutura foi entregue ontem, 21, durante solenidade capitaneada pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
Essa foi a primeira etapa das obras e durante a inauguração, o prefeito anunciou que no primeiro semestre do ano que vem, nas comemorações dos 305 anos da Capital, entregará as obras da segunda fase, do antigo Mercado do Porto. “O Mercado do Porto Antônio Moisés Nadaf é uma homenagem à cuiabania, a nossa história, às tradições, aos nossos valores, aos nossos costumes, a nossa gastronomia, ao nosso peixe, ao nosso feirante, ao jeito de ser cuiabano”, declarou.
De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, José Roberto Stopa, o espaço do Mercado do Porto foi cuidadosamente projetado para atender às necessidades de todos os seus frequentadores. “Com dois pisos, o novo Mercado possui banheiros equipados com ferramentas que facilitam o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, garantindo a inclusão e comodidade para todos”, revelou.
No interior do mercado, foram instalados 19 climatizadores para proporcionar um ambiente agradável e confortável aos visitantes. Além disso, rampas e dois elevadores foram implementados para garantir a acessibilidade em toda a área, seguindo as exigências sanitárias para a produção de linguiças artesanais e desossas.
O segundo piso é dedicado aos 18 restaurantes e lanchonetes que funcionarão no empreendimento. Especialmente para atender a essa demanda, uma rampa exclusiva foi construída, tornando o acesso mais prático e ágil.
Nesta primeira etapa existem 54 boxes definitivos, proporcionando um ambiente adequado para os comerciantes e seus produtos. Os demais trabalharão provisoriamente em 16 tendas espaçosas, com dimensões de 10×10 metros, até a conclusão da segunda etapa do projeto.
Leia também: Estrutura antiga do Mercado do Porto terá atividades suspensas a partir do dia 17
Para garantir o conforto mesmo nas áreas externas, a administração implantou 16 climatizadores ecologicamente adequados nas tendas. Esses equipamentos inovadores reduzem a temperatura ambiente em até 15º C, proporcionando um ambiente agradável mesmo em dias quentes.
“Com toda essa infraestrutura bem planejada e em conformidade com as normas sanitárias, o novo Mercado do Porto é hoje um espaço acolhedor, funcional e preparado para receber tanto trabalhadores quanto visitantes, tornando-se um ponto de encontro imperdível na cidade”, comentou Stopa.
NÚMEROS – Francisco Vuolo, secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, pasta responsável pela gestão do Mercado do Porto, disse que a expectativa é que, a partir da inauguração da parte nova, o número de visitantes aumente significativamente, dobrando a quantidade atual de 120 mil pessoas. “Acreditamos que esse aumento no fluxo de pessoas refletirá na movimentação financeira do mercado, que atualmente é de aproximadamente R$ 50 milhões por mês. Com esse crescimento, esperamos ainda um incremento na geração de empregos direitos e indiretos, que no momento gira em torno de 1,2 mil funcionários”, disse Vuolo.
O mercado abrigará um total de 189 espaços comerciais, que serão destinados exclusivamente aos 153 permissionários que já atuavam na antiga estrutura. Cada setor comercial, como pescados, açougues, frios, doces, lanchonetes, restaurantes, hortigranjeiros, rações, confecções e utilidades domésticas, estará organizado em um complexo comercial varejista.
Funcionando de terça-feira a domingo, com alguns comércios abrindo até nas segundas-feiras, o Mercado do Porto é um importante ponto de circulação e entreposto comercial em Cuiabá. Mantendo a tradição, o mercado oferecerá o método especial de preparo de peixes, com retirada das espinhas e cortes especiais. Além disso, proporcionará aos visitantes as delícias típicas da gastronomia cuiabana, como o pixé, o furrundú, o doce de caju e as bananinhas fritas, além de frutos característicos da região do cerrado, como o pequi, que são ícones da cultura local.
REFORMA PROMETE IMPULSIONAR NEGÓCIOS – Entusiasmado como o novo momento, o proprietário da Big Embalagens, Gilberto Pereira, feirante com 23 anos de experiência no Mercado do Porto, falou sobre a reforma. “Estamos muito felizes. O Mercado do Porto é um cartão postal para Mato Grosso e atrai não apenas os clientes da região, mas também turistas de todo o Brasil e do mundo. Com a reforma, vamos ter condições de receber os clientes com mais conforto”, comemorou.
Com uma média de 5.000 pessoas passando pelo seu empreendimento mensalmente, Gilberto prometeu novidades para os clientes e está animado com a expectativa de aumento desse público devido à reforma. “Acredito que a nova fase do Mercado beneficiará não só o meu empreendimento, mas todos os outros estabelecimentos do local. Todos estão entusiasmados e esperamos colher os frutos dessas mudanças”, disse.
Rosemary Takinami é outra empreendedora experiente, que atua no ramo da pastelaria. Com uma trajetória que se estende desde o antigo Mercado do Porto, ela acumula mais de 35 anos de dedicação ao seu negócio. Agora, com a chegada da reforma tão aguardada, Rosemary vê a oportunidade de reinventar-se como empreendedora.
“Acredito que essa reforma veio para nos reinventar como empreendedores, nos oferecendo um ambiente amplo e organizado”, afirma Rosemary. Eu e minha equipe estamos trabalhando arduamente para trazer novidades no nosso novo espaço. “A expectativa é de oferecer uma experiência única aos clientes e consolidar ainda mais a presença da pastelaria no local”, comentou.
Antes da reforma, a pastelaria de Rosemary atendia entre 1.500 e 2.000 pessoas por mês. Com a inauguração da parte nova, Rosemary espera que o público seja ainda maior. “Acredito que esta nova fase vai atrair mais clientes para o Mercado do Porto. Estamos prontos para atender ao aumento da demanda e surpreender os visitantes com nossos deliciosos pastéis”.
A reforma do Mercado do Porto promete trazer uma nova vida ao local, oferecendo aos empreendedores e aos clientes um ambiente renovado e atraente. A expectativa de todos é de o novo espaço seja um sucesso e que o Mercado do Porto continue encantando e servindo como ponto de encontro para os cuiabanos e turistas.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO