Rondonópolis pode ter uma universidade federal própria desmembrada da Universidade Federal de Mato Grosso. O Projeto de Lei 5273/16, que cria a Universidade Federal de Rondonópolis foi aprovado nesta quarta-feira, 31, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ da Câmara dos Deputados.
O Deputado Federal Valtenir Pereira (PMDB/MT) que sempre esteve à frente da demanda, comemorou. “Esse pleito alcançou mais uma conquista. O povo rondonopolitano merece uma instituição desse porte para atender as mais de um milhão de pessoas que habitam a região. Essa ação permitirá o acréscimo de cursos a serem oferecidos, além de agregar autonomia financeira e administrativa”.
O projeto foi aceito em maio deste ano pelo Governo Federal, durante cerimônia no Palácio do Planalto, que encaminhou prontamente ao Congresso Nacional. O deputado Valtenir afirmou que o objetivo maior é expandir a universidade para toda a região sul do estado, como Primavera do Leste e Alto Araguaia. A próxima etapa que será cumprida é a aprovação pelo plenário da Câmara dos Deputados e, em seguida, apreciada pelo Senado Federal.