Acontece nesta sexta-feira(7) aqui em Cuiabá uma nova reunião do Fórum dos Governadores do Brasil Central que reúne os governadores dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Rondônia e Maranhão para discutir os rumos do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central.
Na pauta discussões de estratégias de exportação do Brasil Central; oportunidades de Cooperação do Brasil Central com a Coréia do Sul e a Holanda; a Reforma da Previdência, o potencial econômico do etanol de segunda geração (2G) que, desde 2011, vem recebendo um investimento massivo das empresas brasileiras.
Devem participar o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o Embaixador da Holanda no Brasil, Johannes Peters.
Também devem ser discutidos a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central com sede em Brasília que será responsável por criar políticas públicas, reunir recursos dos Estados membros, captar recursos no governo federal e fortalecer a atuação política do Centro-Oeste.
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central é formado pelos governadores Pedro Taques (MT), Marconi Perillo (GO), Rodrigo Rollemberg (DF), Confúcio Moura (RO), Marcelo Miranda (TO), e Reinaldo Azambuja (MS).
A próxima reunião do Fórum do Brasil Central será dia 11 de setembro em Palmas, no Tocantins.