A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou três sessões públicas com o objetivo de coletar sugestões e contribuições da sociedade para subsidiar a construção do projeto de concessão do Corredor Ferroviário Leste-Oeste, composto pelas estradas de ferro EF-334 e EF-354, conhecidas como FICO e FIOL. As sessões foram realizadas durante a semana em Brasília, Salvador e Cuiabá.
O projeto de subconcessão para exploração dos serviços de transporte ferroviário abrange trechos estratégicos que somam cerca de 1.708 km, atravessando os estados da Bahia, Goiás e Mato Grosso:
FIOL 2: Caetité (BA) – Barreiras (BA)
FIOL 3: Correntina (BA) – Mara Rosa (GO)
FICO 1: Mara Rosa (GO) – Água Boa (MT)
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) terá 1.862 km, ligando a região central do país ao litoral baiano, facilitando o escoamento do minério de ferro produzido em Caetité (BA) e da produção agrícola (grãos, algodão e frutas) do Oeste Baiano e do MATOPIBA.
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) terá 888 km, conectando Lucas do Rio Verde (MT) a Mara Rosa (GO), interligando-se à FIOL e à Ferrovia Norte-Sul, viabilizando novas rotas para o escoamento da produção de grãos para diversos portos brasileiros.
O projeto prevê um cronograma que inicia em 2027, com os primeiros três anos dedicados às etapas preparatórias. A operação deve começar em 2030, com FIOL 3 sendo entregue até 2037.
Os principais impactos incluem:
Demanda projetada: 80% soja, milho e grãos; 15% fertilizantes; 5% combustíveis, açúcar e algodão.
Infraestrutura: 1.708 km de traçado ferroviário, 102 pontes e viadutos totalizando 26.721 metros de extensão, e 73 pátios de cruzamento.
Investimentos e Sustentabilidade:
– R$ 682 milhões em CAPEX socioambiental (3% do CAPEX total).
– Redução de custos logísticos com economia de R$ 500 milhões anuais.
– Criação de até 93 mil empregos na fase de construção e 56 mil na operação.
– Reflorestamento de 6.717 hectares (11 milhões de mudas plantadas).
– Redução de 85 milhões de toneladas de CO2 em 35 anos.
Para o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, esta é uma ferrovia estratégica, já que liga o país de leste e oeste e se conecta com a ferrovia norte-sul, formando um corredor ferroviário de grande extensão, dando acesso a todos aos portos do arco norte e do sudeste do país. “É um grande passo que estamos dando no setor ferroviário. O potencial de transportar cargas de todos os gêneros e de diversas regiões produtoras e a conexão com diversos portos do país vão impactar significativamente na redução do custo de frete e na eficiência logística, além de ampliar consideravelmente a participação do modo ferroviário na matriz de transporte no Brasil” afirmou.
As próximas etapas incluem a análise do Tribunal de Contas da União (TCU), seguida da publicação do edital, realização do leilão e assinatura do contrato, entre o segundo semestre de 2025 e o segundo semestre de 2026.
Confira o número de participantes das três sessões da AP 1/2025:
Brasília
50 presentes
11 contribuições orais presenciais
01 contribuição oral virtual
Salvador
137 presentes
40 manifestações orais
30 fizerem uso da palavra
10 se ausentaram.
Cuiabá
50 presentes
12 manifestações orais
12 fizeram uso da palavra.
CONTRIBUIÇÕES POR ESCRITO – As contribuições por escrito podem ser realizadas até as 18h do dia 24 de março de 2025, pelo site do Sistema ParticipANTT. Sua contribuição é importante para o pleno desenvolvimento do projeto.
A primeira sessão da AP nº 1/2025 foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da ANTT no YouTube. Assista: https://youtu.be/DHB8xmn8xec
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