A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) elegeu os novos membros do Conselho Fiscal em assembleia geral ordinária da entidade realizada no dia 15 de abril.
O conselheiro fiscal tem como atribuição fiscalizar as finanças e o patrimônio da Aprosoja e realizar exame de contas. É ele quem tem a responsabilidade de denunciar ou sugerir soluções a eventuais irregularidades identificadas.
Os produtores rurais escolheram como conselheiros titulares César Augusto de Oliveira Martins, de Nova Mutum, Leonildo Bares, de Sinop, e Fábio de Andrade Moraes, de Campo Novo do Parecis. Como suplentes, foram eleitos Arlindo Cancian, de Canarana, Naildo da Silva Lopes, de Nova Mutum, e Altemar Kroling, de Diamantino. A eleição foi conduzida pela Comissão Eleitoral formada por Ricardo Tomczyk, João Marcos Rosa Bustamante e Clayton Sheiki Tessaro.
Durante a assembleia, também foi aprovada a prestação de contas de 2015 da Aprosoja. O diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Morais Rosa, e o consultor Sidney Pereira de Souza Júnior, da Advocacia Reis e Souza, apresentaram o status sobre a lei de cultivares em novo projeto de lei.
No mesmo dia, ocorreu a Assembleia Extraordinária do Conselho de Representantes da Aprosoja. Na oportunidade, foi apresentado e validado o novo organograma da associação, também foram apresentados os calendários do Circuito Tecnológico Etapa Milho, do Circuito Aprosoja e do Circuito Universitário.
O presidente Endrigo Dalcin mostrou aos presentes o memorando que foi assinado com a China sobre sustentabilidade da soja mato-grossense, durante missão internacional na primeira semana de abril.
Durante a assembleia, os produtores rurais receberam a visita do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, que falou sobre as audiências públicas do Fethab e, ainda, do superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, Daniel Latorraca, que explicou sobre uma pesquisa que será realizada via WhatsApp sobre produtividade da soja.