O ano de 2016 foi muito intenso politicamente. No Brasil vivemos o Impeachment, eleições malucas nos EUA, crise de imigrantes europeus e a Inglaterra fora da União Europeia. Tudo isso causa reflexo social e consequentemente reflexo no consumo.
Como o marketing no Brasil e no mundo vai reagir e quais as tendências para 2017? A importância da tecnologia é clara e evidente. Dispositivos wearables ganham novas funções a cada lançamento, e 2017 promete ser o ano da tecnologia para vestir. O uso de internet através dos dispositivos Mobile já ultrapassou o desktop há algum tempo, quem pretende trabalhar com produtos digitais no próximo ano deve, obrigatoriamente, criar formatos que possam ser acessados através de smartphones e tablets. Assuntos de inclusão social e o movimento das minorias sociais excluídas tendem a entrar cada vez mais na pauta dos anunciantes, dividindo a atenção do já tradicional tema da sustentabilidade.
Pensando o marketing digital no mercado de Mato Grosso, listei 4 grandes tendências que os profissionais de marketing e empresários devem ficar de olho:
1) Vídeos, vídeos e vídeos…
Apostaria na consolidação das marcas brasileiras no Snapchat, com possibilidades mais acessíveis de conteúdos patrocinados. O aumento na produção de conteúdo em vídeos para todas as outras redes é também evidente, especialmente as transmissões ao vivo (também disponível agora no Instagram). Uma outra possibilidade é a popularização dos conteúdos em Realidade Virtual e mais materiais 360º.
2) Sites, o retorno:
Também tenho percebido uma atenção maior por parte dos empresários na hora de cuidar dos sites institucionais. Após 3 anos dedicados exclusivamente para redes sociais, os sites ficaram abandonados e desatualizados. A retomada dos sites como ferramenta importante para as estratégias de marketing deve acontecer ano que vem. Assim espero.
3) Inbound Marketing
Mesmo que já seja conhecido pelo público brasileiro, o Inbound Marketing deve entrar mais ativamente em nosso mercado em 2017. Essa metodologia do marketing, visa ser uma opção rentável e competente à empresa que a incorporar em sua estratégia. O Inbound Marketing acredita que a forma dos consumidores se relacionam com as marcas mudou, e é importante saber em que estágio da compra eles estão para abordá-los de maneira estratégica e eficiente.
4) Sem tempo para ler? Que tal um podcast?
Por último eu destacaria os Podcasts. Uma mídia de nicho que tem crescido muito nos Estados Unidos e tem ganho certa popularidade no Brasil. As marcas podem trabalhar tanto na produção de conteúdo nesse formato quanto no patrocínio de grandes canais.
Leandro Magalhães | Consultor de Marketing Digital
fb.com/leandromkt
leandromkt2@gmail.com