Novamente o circuit breaker da Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa foi acionado ontem (11). Esse mecanismo é utilizado, como uma pausa temporária de 30 minutos nas negociações se a bolsa cai mais de 10%. Isso aconteceu às 15h14.
Após o retorno o mercado ainda amargou mais margem negativa e o Ibovespa registrou uma queda de 12%, gerando um novo pânico no mercado financeiro. No final do pregão o índice da B3 fechou em 7,64% negativo, alcançando 85.171 pontos.
Esse movimento de aversão à risco e perda de valores das empresas foi gerado após a declaração de pandemia do novo coronavírus por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso pode gerar um grande impacto na economia mundial.
O dólar também sentiu os efeitos e fechou com nova alta de 1,61%, a R$ 4,721, recuperando a queda do dia anterior, onde o inverso tinha acontecido, a bolsa tinha se recuperado um pouco e a moeda americana havia caído na terça-feira (10).
Conforme publicado anteriormente pelo MT Econômico, a leve recuperação da bolsa do dia anterior não se sustentou. O cenário já era considerado arriscado e volátil. Veja mais aqui
Coronavírus
Atualmente, mais de 100 países tiveram registros da doença – sendo que mais de 110 mil casos positivos de Covid-19 foram registrados no mundo, e o vírus já causou a morte de mais de 4 mil pessoas. No Brasil, há 52 casos confirmados e outros 907 monitorados como suspeitos. Os efeitos econômicos já estão sendo sentidos em diversos países do mundo, inclusive no Brasil.