O candidato à prefeitura de Cuiabá, Eduardo Botelho (União), expôs suas propostas para alavancar o desenvolvimento econômico e social da capital mato-grossense em debate que aconteceu na semana passada na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá). Durante a exposição, Botelho ressaltou sua experiência na Assembleia Legislativa de Mato Grosso como deputado estadual e como empresário em diversos ramos, propondo soluções para os gargalos na prefeitura com foco na industrialização.
O MT Econômico preparou a série especial “Propostas para Cuiabá 2024” sobre os planos dos candidatos caso assumam o cargo nos próximos quatro anos. O intuito dessa série é trazer de forma imparcial e com clareza aos cidadãos sobre o que cada candidato planeja para o desenvolvimento econômico e social de Cuiabá.
Além de Eduardo Botelho (União), Kennedy (MDB), Lúdio Cabral (PT) e Abílio Brunini (PL) também participaram da sabatina.
A organizadora do debate (CDL Cuiabá) realizou uma pesquisa com empresários locais para identificar pontos de interesse, que foram apresentados durante o debate e respondidos pelos candidatos individualmente, com o objetivo de discutir temas relevantes para a gestão do setor nos próximos quatro anos.
Deputado estadual desde 2014, Botelho iniciou sua fala contando sobre sua atuação no âmbito estadual no poder legislativo, afirmando que Cuiabá estagnou enquanto cidades do interior estão em crescimento. Ele também destacou sua atuação na Proposta de Emenda Constitucional 16/2020, de sua autoria, que altera o artigo 131 da Constituição do Estado de Mato Grosso e autoriza o governo a construir e explorar diretamente a malha ferroviária no estado.
“A ferrovia vai chegar aqui, e precisamos industrializar Cuiabá. Temos todos os atrativos necessários e vamos trabalhar para atrair empresários, pois temos energia de sobra, mão de obra qualificada, insumos e mercado consumidor para isso”, disse Botelho, destacando o poder comercial que Mato Grosso tem por fazer fronteira com outros estados e a Bolívia, movimentando a economia local e gerando empregos.
Ainda sobre o desenvolvimento econômico, uma de suas propostas é explorar o potencial do turismo para atrair eventos e pôr em prática o projeto “Conhecendo Cuiabá a Pé”, que visa à revitalização do centro histórico, que também é o centro comercial.
Botelho também detalhou sua proposta de congelar a tarifa de ônibus nos próximos quatro anos em três frentes: primeiro, organizando as finanças da prefeitura para equilibrar custos; segundo, trabalhando em parceria com o Governo Estadual para que assumam parte dos passes livres, visto que muitos alunos são da rede estadual; e terceiro, redefinindo as frotas para conter os gastos.
Diminuir o valor da tarifa também está nos planos do candidato, com a implementação de ônibus elétricos, o que reduzirá os custos no setor de mobilidade urbana.
Quando questionado sobre a concorrência desleal entre o comércio irregular e o regular, Botelho pretende aumentar a fiscalização para impedir o aumento do número de ambulantes, fazendo parceria com o programa Vigia Mais, criando a guarda municipal e mantendo a comunicação ativa com as denúncias dos comerciantes.
O candidato prevê a criação de um Comitê de Gestão Pública Eficiente, para que uma comissão técnica, com destaque para o setor produtivo, possa participar da elaboração de metas, como a reestruturação do centro da capital. Além disso, Botelho ressalta que a elaboração de suas propostas de governo conta com participação popular, envolvendo grupos de cada setor.
Na área da educação, Botelho quer criar o cartão estudante para que os alunos possam comprar seus materiais escolares e uniformes em empresas locais. “Não acho justo que a prefeitura abra licitação para que empresas de fora do estado vendam aqui. Desta forma, faremos o dinheiro circular, gerando mais renda localmente”, explicou.
Sobre a saúde na capital, Botelho planeja criar uma central de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), conectando todas as unidades básicas de saúde para controlar o fornecimento de materiais, medicamentos e equipamentos, além das filas de espera. Ele também planeja criar unidades de saúde especializadas na mulher e no atendimento psicossocial.
A CDL apresentou ao candidato 32 propostas levantadas pelos associados, que foram aceitas e incorporadas ao plano de governo de Eduardo Botelho. Para o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam, a sabatina com os candidatos foi avaliada positivamente, e ele prevê que o próximo mandato será de grandes realizações, com a colaboração da instituição, que visa unir forças para transformar Cuiabá no melhor lugar para se empreender e morar.
O cronograma da série de matérias especiais “Propostas para Cuiabá 2024”, a serem publicadas essa semana pelo MT Econômico, será na mesma sequência de apresentação dos candidatos durante a sabatina da CDL Cuiabá. Confira abaixo:
02/09 às 14h: Domingos Kennedy (matéria publicada. Veja mais aqui)
03/09 às 14h: Eduardo Botelho (matéria publicada. Veja mais aqui)
04/09 às 14h: Lúdio Cabral (matéria publicada. Veja mais aqui)
05/09 às 14h: Abílio Brunini (matéria publicada. Veja mais aqui)
Veja abaixo as 32 propostas dos empresários do comércio apresentadas aos candidatos pela CDL Cuiabá
Veja abaixo também o Plano de Governo do Candidato Eduardo Botelho (União)