O presidente da Caixa Econômica Federal esteve na capital mato-grossense no último dia 30 de agosto. Nessa vinda à Cuiabá, o governo federal anunciou que vai liberar os saques de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS-Pasep e que os saques iniciarão em setembro.
“A previsão é de se injetar mais R$ 800 milhões na economia mato-grossense, sendo aproximadamente 500 milhões referentes ao FGTS e mais 300 milhões referentes ao PIS-Pasep, beneficiando em torno de 1,18 milhão de pessoas somente no Estado”, informou o superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Moacyr do Espirito Santo.
A noticia foi recebida com entusiasmo pelo comércio local, pois deve aquecer as vendas e haver quitação de dívidas em atraso dos consumidores mato-grossenses, melhorando a projeção de mercado para o segundo semestre deste ano.
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL de Cuiabá), atualmente 95% das empresas de Mato Grosso estão no Simples Nacional. A entidade que representa o comércio sugeriu à Caixa Econômica que libere uma linha de crédito para os pequenos comerciantes.