O site Mato Grosso Econômico levantou junto ao Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) que o fim da política interna de preço mínimo para o milho na China, pode impactar negativamente o produtor rural em Mato Grosso.
Segundo o Imea o possível afeto do preço disponível em julho deste ano, início da temporada de exportação do ciclo 15/16 em solo mato-grossense.
A política interna na China é de atualmente US$ 92,40/t acima dos preços internacionais. “Caso isso se torne realidade, a tendência é de que o preço na China convirja para os preços internacionais, podendo tornar o país mais um concorrente de exportação”, destacaram os especialistas do Ima sobre o fim da política interna do preço.
Conforme o Instituto, “nesse cenário, observam-se dois movimentos possíveis: o baixista no curto prazo, devido à possibilidade de a demanda pelo milhos dos EUA migrar para China, e outra altista no médio/longo prazo, pela probabilidade de redução dos estoques chineses e, consequentemente, mundiais”.
Em Mato Grosso, para o ciclo 15/16 o Imea estimou cerca de 19,9 milhões de toneladas. Até março, 54,2% já haviam comercializado.