Um projeto do vereador Fernando Assunção pode trazer para Sinop um sistema inovador de segurança, a Torre Digital de Segurança (TDS).
A idealizadora do sistema, a empresária Neiva Dalla Valle apresentou para a Polícia Militar e Entidades de Classe de Sinop. A Torre Digital de Segurança (TDS) que é uma inovação em termos de segurança pública será implantada no município durante alguns dias para teste. Em Mato Grosso o sistema está sendo avaliado em Ipiranga do Norte.
A reunião foi realizada entre a empresária, o Engenheiro Eletrônico Thiago F. Silva, o Tenente Coronel Valter Luiz Razera, o Capitão Manoel Fernandes Dantas, Major Victor Prado, o Luciano Chitolina presidente da CDL (Câmara de Diligentes Lojistas), Mauro Muller que é presidente estadual do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) e o Vereador Fernando Assunção (PSDB) onde foi debatida a implantação deste sistema que pode ajudar no combate da criminalidade em Sinop.
A TDS pode ser acionada por qual quer pessoa em caso de emergência. De acordo com a Neiva, este sistema esta sendo testado em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso do Sul. Nestes lugares os índices de criminalidade diminuíram de 30% a 40%, no município de Ipiranga do Norte após sua implantação os índices chegaram a cair 100%. “Criamos um sistema próprio, com tecnologia de ponta, que pode ser adaptada às cidades de Mato Grosso”, expôs a empresaria durante a reunião.
A torre possui seis metros de comprimento, é composta por um giroflex que além de ter o alarme de imagem com as cores da policia também tem um alarme sonoro, câmaras de alto alcance e de 36 graus, botão de chamada direto com a central policial onde serão feitos os encaminhamentos de viaturas para o local além do monitoramento do local onde estará instalada a torre, botão de incêndio, alto falante, além de ter botões de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
Ela tem sua base móvel e pode ser transportada de um local para o outro caso seja necessário, e pode ser facilmente utilizada para ajudar na segurança e no monitoramento de grandes eventos públicos. Pode ser usada também para monitorar o Trânsito. De acordo com o Capitão Dantas para uma cidade do porte de Sinop seriam necessárias cerca de 5 Torres Digitais para serem colocadas nos pontos considerados mais críticos no município.
“Sinop necessita de inovação e mais investimentos na área de Segurança Pública, e todo projeto de inovação que puder ajudar a diminuir os índices de criminalidade é bem vindo”, salientou o vereador que quer apresentar o projeto ao Governador Pedro Taques (PSDB).