A Assembleia Legislativa de Mato Grosso apoiará a compra de vacinas para combater o coronavírus, juntamente como o governo do Estado. A afirmação foi feita na última sexta-feira (22) pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB).
Após aprovação da Anvisa esse mês de janeiro, foi visível a falta de planejamento do governo federal em abastecer as vacinas pelo país. Os estados estão fazendo uma força-tarefa para não depender apenas da União.
Recentemente o MT Econômico publicou uma matéria falando da parceria que o governo está firmando com a China para adquirir vacinas diretamente do país. Veja mais aqui.
A atitude dos poderes Executivo e Legislativo Municipal é positiva, pois apenas uma parte da população estaria imunizada com o pequeno número de doses recebidas até o momento.
Existe caixa no poder público para aquisição das vacinas e a atitude dá um ânimo para os mato-grossenses.
O combate à pandemia é extremamente necessário, visto que a segunda onda já tem batido na porta de todos os estados. As confraternizações de fim de ano e o “relaxamento” da população está fazendo com que os números de casos em Mato Grosso e demais estados aumente.
Vacinação
Mato Grosso deu início ao Plano Nacional de Imunização (PNI) na segunda-feira (18). O estado possui cerca de 3,5 milhões de habitantes. Nesta primeira fase, o governo federal disponibilizou ao estado 126.160 doses de vacina, que irão contemplar 63 mil pessoas.
A primeira fase da vacinação que já começou, é limitada aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, povos indígenas vivendo em terras indígenas, pessoas de 80 anos ou mais e pessoas de 75 a 79 anos de idade.
O Governo de Mato Grosso recebeu, neste domingo (24.01), 24 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. O quantitativo foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e será totalmente destinado aos trabalhadores que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.
Diferente da primeira remessa – em que foram encaminhadas 126 mil doses para imunizar cerca de 63 mil pessoas, com 2 doses para cada -, neste lote o Ministério da Saúde decidiu encaminhar os imunizantes relativos especificamente à primeira dose, de forma que todo o quantitativo será utilizado na primeira aplicação.
A remessa com as unidades da segunda dose da vacina AstraZeneca será encaminhada posteriormente pelo Ministério da Saúde.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, informou que mais 11 mil vacinas que foram desenvolvidas pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac devem chegar nesta segunda-feira (25) em Mato Grosso.
Clique aqui e veja mais notícias de política e desenvolvimento