Como parte da festa de aniversário de Cuiabá, já teve início a 10ª Festa Rota do Peixe, na comunidade São Gonçalo Beira Rio.
Segundo o secretário-adjunto de Cultura, José Paulo Traven, o poder público quer fomentar a cultura e tradição cuiabana. "Principalmente em São Gonçalo Beira Rio, que é o berço das tradições da nossa terra, local que dá identidade à Cuiabá.
Nossa preocupação é garantir a cultura regional e, com ela, fomentar o turismo, que beneficia a todos da cidade", disse.
O presidente da associação de moradores da localidade, Dalmir Lúcio de Almeida, agradeceu a presença das autoridades e destacou que dez anos após a primeira festa Rota do Peixe, os moradores conseguem viver do trabalho, principalmente de ceramistas.
"A festa é uma revalorização do patrimônio cultural e nos ajuda a divulgar as tradições e cultura, como a cerâmica, o siriri e cururu, e nossa tradicional gastronomia, que é, principalmente, o peixe, muito procurado nesta época. Serão três dias de festa, em que devemos comercializar até uma tonelada de peixe na região", informou Dalmir.
A festa teve início com procissão e missa em homenagem a São Benedito, São Gonçalo, São João, São Pedro e São Sebastião, em seguida foram realizadas apresentações de siriri e cururu, que se estenderão até domingo. Todas as peixarias da região participam da festa e esperam aumentar as vendas nos dias da festa.
Também participaram da abertura das festividades o secretário-adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, que também participou da procissão, o deputado federal Fábio Garcia e o deputado estadual Wilson Santos.