Com o objetivo discutir soluções para o futuro sustentável das cidades e planejar seu desenvolvimento econômico, sem esquecer da qualidade de vida, segurança e bem estar do cidadão, a prefeitura de Cuiabá realizou a etapa municipal da 6ª Conferência de Cidades.
A 6ª Conferência Municipal de Cidades, promovida pela Prefeitura Municipal, como o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e governo federal, foi aberta na segunda-feira, 11 de abril.
A conferência foi organizada pela equipe da Assessoria de Planejamento da Prefeitura Municipal, que desempenha um papel importante na gestão por promover ações visando o desenvolvimento do município de maneira ordenada, promovendo um planejamento adequado para que, no futuro sejam minimizados os problemas que a concentração populacional nas áreas urbanas costuma apresentar.
De acordo com o assessor de Planejamento da prefeitura, João Batista Corrêa, o trabalho do planejamento está sendo apresentado à população com o cadastramento de mais de 40 projetos de captação de recursos federais, que somados chegam a 40 milhões de reais.
A Assessoria de Planejamento também está a frente dos trabalhos da revisão geral da Lei do Plano Diretor Participativo, que tem reunido a sociedade organizada do município para discutir suas diretrizes.
João Batista aponta a reativação dos conselhos municipais de Desenvolvimento e de Saneamento como conquistas importantes desta gestão, pois resgatam o direito de participação e opinião dos variados segmentos da sociedade, reunidos periodicamente para o diagnóstico e estudo das soluções dos problemas enfrentados pela municipalidade nestas áreas.
Um dos resultados que estão sendo colocados em prática com a participação direta do Planejamento municipal é a criação do Programa “Quem Ama Cuida” que, através da parceria com a iniciativa privada, viabiliza a adoção e conservação de logradouros e bens públicos pelo empresariado. “O Planejamento é autor de mais de 100 projetos para várias secretarias da prefeitura que estão construindo hoje a Primavera do Leste que todos merecemos no futuro” declarou o assessor.
A 6ª Conferencia Municipal de Cidades contou com a participação do vice-prefeito Eraldo Fortes, do promotor de Justiça de Primavera do Leste, Silvio Rodrigues Alessi Júnior, do presidente da Codeprim e reitor do IFMT, Dimorvan Alencar, de vereadores e autoridades municipais.
Após a realização da fase estadual, a 6ª Conferência Nacional das Cidades será realizada em Brasília, no período de 5 a 9 de junho de 2017.