Nesta segunda (21) os conselheiros de Promoção da Igualdade Racial elegeram os quatro membros que irão compor a Mesa Diretora da entidade. A chapa foi eleita por aclamação em solenidade na Casa dos Conselhos e terá mandato de dois anos.
Passam a compor a diretoria como presidente Edevande Pinto de França, como vice-presidente Rui José dos Santos, como primeira-secretária Luciene Rosa Magalhães Nogueira e como segundo-secretário Paulo Traven.
O presidente eleito agradeceu a confiança depositada pelos demais membros e designou a primeira reunião do conselho para a formatação do regimento interno. “Nos reuniremos, portanto, todas as primeiras terças-feiras de cada mês e, já na primeira, definiremos a comissão que ficará responsável pela formatação do regimento interno”, pontuou Edevande.
O ato foi marcado também pela entrega do acervo documental pelo secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, ao novo presidente do conselho e pela instalação da entidade, cuja sala na Casa dos Conselhos foi entregue oficialmente aos membros.
“Esta é uma data significativa, pois hoje é o Dia Internacional contra a Discriminação Racial e cabe ao conselho atribuições relevantes que vão além da competência da secretaria. O conselho deverá elaborar proposições de políticas públicas que promovam a igualdade racial, iniciativas nas áreas de saúde e educação e a fiscalização do que já foi proposto. A secretaria deve dar todas as condições para que os conselheiros exerçam suas funções e posso garantir que isto será feito”, destacou José Rodrigues.
O Conselho tem a missão de promover políticas de ação afirmativa, com perspectiva de gênero, raça e etnia, a fim de eliminar o preconceito e a discriminação.