O município de Nobres comemorou a conquista de ter sua cota de cofinanciamento em elevação, passando de R$ 20.000,00 para R$ 51.637,00.
Essa elevação, acima dos 100%, se deve ao número de atendimentos realizados entre os anos de 2014, 2015 até a transição para 2016. O conceito alcançado por Nobres integra as ações avaliadas na reunião da CIB (Comissão Intergestora Bipartite), realizada dia 31 de março do ano em um curso realizado em Cuiabá. Segundo avaliação da CIB, o conceito alcançado é originário do financiamento cooperado, partilhado entre os entes federados, da organização sistêmica da política de Assistência Social em Mato Grosso, e tem por finalidade o provimento de proteção social, de vigilância socioassistencial e defesa de direitos, intentando proteção à vida, redução de danos, prevenção e minimização de incidência de riscos.
Estudos nesse sentido levam em conta a primazia na atenção ao usuário. Diante dos problemas institucionais apresentados em 2015, principalmente ocasionados em razão da dinâmica dos fluxos financeiros dos cofinanciamentos estadual e federal, da redução da capacidade financeira dos municípios implicada na queda da atividade econômica nacional, e consequente precarização do trabalho na Rede Socioassistencial. (cenário interno); Relações de trabalho instáveis, pelo efeito da crise econômica nacional que chega ao território reduzindo substancialmente o número de vagas celetistas no mercado de trabalho, e por efeito das questões sociais, tais relações refletirem demanda, volume e valor, na Rede Socioassistencial, mais especificamente na atenção de Média e Alta Complexidade do SUAS”, conforme excertos da reunião.
A Setas, Secretaria de Estado do Trabalho Assistência Social, avalia que as ações da área social tem como objetivo afiançar a estabilidade da organização da rede socioassistencial de atendimento, garantia das ofertas e qualidade dos resultados nos serviços prestados ao usuário.
Nesse e em outros quesitos, a gestora social e primeira dama do município de Nobres, Eva Valdinéia Pereira, acredita que Nobres tem evoluído significativamente e o resultado das ações na área social é a avaliação positiva conseguida pelo município, saltando em pouco mais de 100% no valor do cofinanciamento para 2016.
“Quando se trabalha em equipe, os resultados surgem naturalmente e a nossa conceituação é fruto de um trabalho conjunto entre técnicos e toda a equipe da área social”, avalia Eva Valdineia Pereira.