No último sábado (17) foi lançado no Várzea Grande Shopping o livro Pessoas & Psicologias com 20 psicólogos. Umas das coautoras, Maíra Nogueira, que é especialista em avaliação organizacional e trabalho, disse que devido à crise econômica acentuada nos últimos três anos e o alto índice de desemprego, a saúde mental dos trabalhadores foi afetada. “Temos basicamente dois perfis, aqueles que tiveram o impacto do desemprego, que causou danos psicológicos e familiares e também aqueles que estão no emprego tentando se manter, porém com medo de serem demitidos. Percebemos uma redução na qualidade de vida do trabalhador nos últimos dois anos principalmente”, disse Maíra.
Comenta ainda que no momento de crise o empresário começou a ter diversas opções de currículos para contratar e isso gerou subvalorização dos profissionais, pois se a oferta de trabalhadores aumenta a remuneração das vagas cai pelo próprio efeito natural do mercado. “As empresas precisaram reduzir custos na crise. Dessa forma, a motivação e autoestima do trabalhador que busca uma recolocação no mercado foi afetada pelos salários mais baixos”, completa.
Maíra disse também, que as empresas precisam criar estratégias nos programas de desligamento do colaborador para minimizar o impacto psicológico. “É preciso que a empresa tenha transparência com o funcionário em dizer exatamente por que ele está sendo demitido e não apenas justificar que é corte de custos e reestruturação. Isso faz parte até do aprendizado do colaborador em não cometer os mesmos erros futuramente e poder melhorar seus pontos fracos”, ressalta.
Outra questão abordada é o ‘pós demissão’. Nos Estados Unidos existem empresas que acompanham o funcionário demitido até ele se recolocar no mercado. Aqui no Brasil isso é pouco comum. Em Mato Grosso conheço uma empresa que fez uma ação muito interessante quando precisou demitir 1.500 colaboradores. A BRF Sadia criou uma forma de ajudar os funcionários desligados a se recolocarem no mercado. Achei isso muito legal, mas de modo geral, as empresas não fazem isso porque gera custo, mas por outro lado traz maior humanização, pois o seguro desemprego não é suficiente para suprir esse momento de transição tanto financeira quanto psicologicamente.
A especialista organizacional recomenda que os empresários invistam em 3 fases relacionadas às pessoas: A primeira é o recrutamento/seleção, segunda a capacitação e desenvolvimento durante a permanência do colaborador na empresa e a terceira fase é um programa demissional, gerando menor impacto psicológico ao funcionário que foi desligado, diminuindo até a imagem negativa que o ex-colaborador expande, falando mal de onde trabalhou.
Caso a empresa não cuide de forma adequada das pessoas que trabalham no ambiente corporativo, a rotatividade se torna algo muito caro para a organização. “Imagine o gasto com recrutamento, uniforme, treinamento, integração na equipe e principalmente o tempo de todos envolvidos, dos gestores e do próprio colaborador. Isso sem contar o gasto financeiro com multa e processos demissionais. Por isso é importante pensar estrategicamente no ativo mais importante das organizações, que são as pessoas”, finaliza Maíra.
Onde comprar
O livro Pessoas & Psicologias pode ser encontrado na livraria Janina (a partir da segunda quinzena de abril e pelo site da Umanos Editora. Em maio poderá ser encontrado também na livraria Cultura.
Projeto Pessoas
O projeto “Pessoas” é realizado pela Umanos Editora e organizado pelo jornalista Jair Donato que a cada obra aborda um tema com coautores especializados em uma determinada área relacionando o escopo profissional do livro com o entendimento prático do ser humano. A primeira edição do projeto foi lançada em 2015 com o livro “Pessoas, Foco e Desenvolvimento”, com diversos assuntos empresariais. Em março de 2018 foi lançado o livro “Pessoas e Psicologias” com temas relacionados ao desenvolvimento humano da nossa sociedade.
Veja a seguir alguns temas que você vai encontrar no livro. Acesse os links abaixo e confira:
Redes sociais e era do consumo exagerado pode atrapalhar na busca do propósito de vida
Origem de diversas doenças pode estar nos traumas, alerta psicóloga
Livro com 20 psicólogos é lançado no Várzea Grande Shopping (matéria do evento)