Cuiabá está fora da lista de capitais brasileiras que optaram por aumentar o preço das passagens de ônibus neste início de ano. Conforme anúncio do prefeito da Capital, Abilio Brunini (PL), neste ano não haverá reajustes, nem na tarifa do transporte coletivo, nem sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
“A tarifa do transporte público não terá aumento. Fizemos cálculos, e entendemos que é possível manter o valor atual, mesmo com as pressões econômicas. Vamos reformular a maneira como o custo é apurado, passando a considerar o número de bilhetes vendidos, e não apenas os passageiros que passam pela catraca. Esse ajuste tornará o sistema mais justo e eficiente”, explicou o prefeito.
Além disso, Abilio revelou que pretende realizar audiências públicas com as empresas de transporte coletivo para discutir e atualizar os contratos vigentes. Ele enfatizou a transparência do processo: “As reuniões serão públicas. Nossa equipe já está trabalhando em parceria com a Secretaria de Mobilidade e o controle do transporte público para garantir que as atualizações atendam aos interesses da população.”
No caso do IPTU, a decisão de não aplicar reajustes visa incentivar o pagamento em dia e criar condições para que contribuintes inadimplentes regularizem suas dívidas. “Sabemos que aumentar a receita não pode significar aumentar a inadimplência. Vamos oferecer propostas de renegociação das dívidas atrasadas, mas também premiar o bom pagador. Nosso foco é criar mecanismos que valorizem quem mantém seus tributos em dia, sem penalizar quem já enfrenta dificuldades financeiras”, afirmou.
Com essas medidas, a gestão municipal reforça o compromisso de aliviar a carga financeira dos cidadãos enquanto busca melhorar a eficiência na arrecadação e nos serviços prestados. A decisão de congelar os reajustes foi recebida como uma sinalização positiva em um momento de desafios econômicos.
Clique aqui e entre no grupo de notícias do MT Econômico e fique por dentro de informações relevantes