A prefeitura de Cuiabá estabeleceu a tarifa social no valor de R$ 1 para o segundo turno das eleições de 2024. A tarifa especial começará a valer a partir das 0h01 do domingo, 27 de outubro, e seguirá até as 23h59 do mesmo dia, conforme estabelecido em decreto municipal, publicado na Gazeta Municipal que circulou na última terça-feira (22).
Além dessa medida, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) garantirá o reforço na frota de ônibus coletivos, que operarão em regime especial no domingo. As linhas troncais (principais) funcionarão em sua totalidade, das 5h até o fim da votação.
A frota foi planejada para atender até 120 mil passageiros, apesar de a expectativa ser de aproximadamente 60 mil usuários devido ao fluxo atípico causado pelas eleições municipais. Em domingos normais, cerca de 15 mil passageiros utilizam o transporte público, mas, diante da previsão de aumento, a frota estará pronta para atender até 120 mil pessoas.
SEGURANÇA – Para o 2º turno será empregado o efetivo de 496 profissionais da segurança, sendo 47 da Polícia Federal, 297 da Polícia Militar (PM-MT), 103 do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), 19 da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e 30 da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob). Além disso, a Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) irá dobrar o efetivo, embora os inquéritos de crimes eleitorais sejam de competência da PF, com o objetivo de coibir outras ocorrências que possam derivar de ilícitos eleitorais.
Segundo o diretor-geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, as eleições de 2024 estão sendo tranquilas. “Viemos de uma eleição de 2020 complicada por conta da pandemia, depois em 2022 tivemos um cenário difícil diante da polarização política, e agora tivemos um pleito tranquilo, mas com toda a preparação necessária. Não vamos baixar a guarda e queremos ter um segundo turno tranquilo e seguro, como foi no primeiro”.
Clique aqui e entre no grupo de notícias do MT Econômico e fique por dentro de informações relevantes